O novo soberano de Bailundo, Armindo Francisco Kalupeteca, foi entronizado na passada sexta-feira 13 de Abril de 2012 em Ombala Mbalundo na presença de várias individualidades, entre governantes, deputados, autoridades tradicionais, membros da sociedade civil e população em geral. No mesmo dia do mês de Março de 2001, foi investido o quarto descendente da linhagem dos Ekuikui, o falecido rei Augusto Katchitiopolo.
Armindo Kalupeteca é descendente dos Ekuikui, bisneto de Kapiñgala Ekuikui, mais tarde conhecido por Ekuikui II e neto de Augusto Katchitiopolo (Ekuikui II), falecido em 15 de Janeiro último. Por outras palavras, Kalupeteca torna-se no quinto rei da linhagem dos Ekuikuis. Por isso Kalupeteca passou a designar-se Ekuikui V.
Armindo Francisco Kalupeteca (Ekuikui V) foi escolhido entre vários netos e descendentes do falecido rei. Durante quatro anos trabalhou com o avô, conseguiu adquirir experiência para a materialização e conservação da cultura e tradição local.
Ekuikui V possui 38 anos é casado e pai de sete filhos. É o mais novo de todos os reis escolhidos até à data, goza de popularidade na Corte e na região do Bailundo. Para além de ter sido comerciante, o novo rei do município do Bailundo é professor de profissão e é, atualmente, estudante do curso de Ciências Sociais.
Na Corte do Bailundo são 35 mais velhos que estão, diariamente, com o rei e o ajudam a manter o reinado e a solucionar todos os problemas do povo.
Mais informações
Armindo Kalupeteca novo rei do Bailundo (JA)
0 comentários:
Postar um comentário