Os jovens universitários consideram que "existe ditadura em Angola", referindo-se ao governo de José Eduardo dos Santos, há 32 anos no poder. Ele nunca foi eleito diretamente para Presidente pelo sufrágio universal. Nas últimas eleições gelislativas foi eleito como Deputado.
O próprio presidente já saiu em defesa do seu governo. No seu discurso sobre o estado da Nação, no dia 18 de outubro, no Parlamento, ele afirmou: "Não existe ditadura em Angola". Até a presidente brasileira Dilma Rousseff saiu em defesa do governo angolano. Os governistas, em seus discursos, torcem o pano até última gota na tentativa de provarem que não há ditadura em Angola.
A Situação se complicou com a morte do líder da revolução Líbia, o Coronel Coronel Kadaffi. Na altura o Presidente dos EUA Barck Obama aproveitou a oportunidade para enviar recado aos ditadores do mundo de que poderiam ter o mesmo fim.
Dai em diante, sempre que se entrevista alguma personalidade principalmente a estrangeira surge inevitavelmente a pergunta: "Existe ditadura em Angola?".
O Embaixador dos EUA em Angola acabou caindo na armadilha, justamente quando se noticiou que os EUA teriam uma base militar no vizinho Congo democrático. Christopher McMullen paticipava no passado dia 07 de Novembro numa conferência promovida pela Universidade Lusíada sobre a política externa dos EUA para Angola e teve que comentar o assunto. No dia seguinte os principais serviços noticiosos estamparam nas primeiras páginas "Embaixador americano rejeita classificação de Angola como ditadura" http://is.gd/zm7xGh http://is.gd/U9qsVH
Diplomaticamente, a Embaixada dos EUA em Luanda teve que divulgar uma nota onde esclarecia as declarações sobre a rejeição da Ditadura em Angola. Na nota a Embaixada devolve o problema. Na linguagem "terra-terra" a Embaixada diz que esse problema de Ditadura é levantado por vós (angolanos) e não por nós ou seja se vocês não são Ditadura por que se preocupam com isso? http://is.gd/WNqV75
Curioso é que ninguem faz essa mesma pergunta a Dilma Rousseff ou a Barack Obama se nos seus países há "Ditadura".
Será que o país é ou deixa de ser "ditadura" simplesmente pelos comentários de personalidades ou pelos atos que pratica? Se fizessem essa mesma pergunta ao meu amigo Reis ele diria que temos uma "democradura" em Angola.
0 comentários:
Postar um comentário