Em janeiro de 1985, abri uma conta poupança no Banco Popular de Angola (BPA), numa agência que ficava no largo do Kinaxixi, que deveria totalizar algo em torno de US$ 500,00 (quinhentos dólares).
No ato da abertura, fui informado de que os recursos seriam remunerados a uma taxa juros de 0,5% ao ano (ou ao mês) e seriam protegidos contra eventuais desvalorizações. Para não haver dúvidas sobre a necessidade de poupança, a caderneta de Poupanças vinha nas seguintes línguas: Português, Fiote, Kikongo, Kimbundu, Txokwe (sic), Umbundo.
Entre os avisos importantes podem-se ler: " 2- Os depósitos de poupanças são garantidos pelo Banco Nacional de Angola (BNA)". 3 - Os depósitos de poupanças recebem juro. Quando a prazo (não serem levantados antes de um certo tempo - mês, meses ou ano) recebem um juro maior. 4 - A taxa de juro é calculada e creditada no fim de cada ano civil " (...).
Há duas semanas, 23 anos depois, procurei o Banco Popular de Angola, no largo do Kinaxixi, para ver o saldo da minha conta. Imaginava usufuir do milagre de multiplicação dos "juros compostos". No local funciona outro banco. Gentilmente forneceram-me o endereço da agência mais próxima do Banco de Poupança e Crédito (BPC), de Angola, que é o ex-BPA, localizado próximo (do largo) das Ingombotas.
Depois de enfrentar a fila (bicha) o funcionário consultou o sistema e informou-me de que a inflação e as mudanças de moedas que ocorreram durante esse período "corroeram" todo meu dinheiro. Dessa maneira a minha conta foi encerrada. Tentei fazê-lo entender quais eram as regras da Poupança na época em que ela foi aberta. Se fosse conta corrente, até que isso poderia acontecer. Procurou a gerência e voltou fazendo uma cara feia e fazendo-me ameaças. Sinceramente não entendi o motivo de tanta "raiva". Eu sou a pessoa que deveria estar chateada. Como não tinha muito tempo, deixei isso para lá.
Ao consultar o site do banco, hoje, (http://www.bpc.ao/produtos.htm) ainda é possível ler o seguinte:
"Taxa de Rentabilidade de BPC Poupança mais. A conta BPC Poupança Mais é remunerada mensalmente, o que quer dizer que, quanto mais poupar, mais ganha. Com uma atractiva taxa de juro, actualizando-se em função da taxa base em vigor, a conta BPC Poupança Mais é a melhor garantia de segurança e crescimento para as suas economias. Os juros podem ainda ser creditados numa conta à ordem mantida no BPC.
A conta BPC Poupança Mais está isenta de taxas de comissão para as operações de depósito e levantamento. Conta BPC Poupança Mais, a conta que o vai deixar muito mais tranquilo com o seu futuro."
Se a poupança vai deixar "o meu futuro tranqüilo", então preciso encontrar onde está o meu dinheiro. Estou tranquilo porque os depósitos de poupanças são garantidos pelo Banco Nacional de Angola.
2 comentários:
Meu caro
Porque não apresenta o caso ao Banco Nacional de Angola, o banco emissor e, simultaneamente, banco garante?
Eu fá-lo-ia primeiro e depois novo com cópia para o BPA/BPC.
desculpe esta pequena intromissão mas deve ser deformação ex-profissional...
Abraços
Eugénio Almeida
Prezado Eugénio Almeida,
Agradeço a sugestão que será levada em consideração no momento oportuno.
Feliciano Cangue
Postar um comentário