Todos que acompanham as notícias de Angola ainda se recordam do estardalhaço que muitos jornais (http://www.angonoticias.com/full_headlines.php?id=25539) fizeram (citando a angop como fonte primária) de uma suposta entrevista que teria sido concedida pelo Presidente Brasileiro Luis Inácio Lula da Silva à Radio Nacional de Angola.
Na suposta entrevista, Lula teria estabelecido um paralelismo entre o CAN (Campeonato Africano de Futebol) que Angola sedia a partir de Janeiro de 2010 com a copa do mundo de Futebol que o Brasil sediará em 2014.
Ainda, na entrevista, o falso Lula disse que não haveria problemas com a segurança do Rio de Janeiro durante as Olimpíadas de 2016.
Tudo, na verdade, não passou de um conto de fadas. Lula não concedeu tal entrevista que já foi parar no "youtube". A informação foi confirmada nesta sexta-feira (06/11/2009) por fontes oficiais.
Um homem ainda não identificado se passou pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e deu entrevistas para emissoras de rádio no exterior. De acordo com o Palácio do Planalto, a entrevista é um trote dado pelo programa Chupim da Rádio Metropolitana, à rádio Nacional de Angola. (Ouça a entrevista concedida à Radio Nacional de Angola.)
"O assunto foi colocado nas mãos do gabinete de Segurança da Presidência da República", explicou um porta-voz do Governo. Segundo ele, a Presidência soube do engano por meio de uma consulta feita pela rádio australiana SBS. A emissora entrevistou o falso Lula na noite de quinta-feira.
A entrevista foi feita em português por uma jornalista brasileira que trabalha na rádio. Após conversar com o suposto Lula durante quase 25 minutos, a entrevistadora desconfiou e decidiu perguntar à Presidência brasileira. O Governo, então, informou que no momento da conversa Lula estava em um voo que partiu de Londres, na Inglaterra, para Brasília.
O áudio da falsa entrevista foi enviada pela SBS à Presidência. Apesar de o farsante ter uma voz parecida como a do presidente, a fonte consultada pela EFE afirmou que a imitação é "grotesca". Trotes dessa natureza são comuns em diversos lugares, infelizmente.
3 comentários:
Infelismente o nosso país tem leis muito brandas , Isto não e um caso de democracia , ou liberdade de expressão e nem um programa público de comédia. Trata-se de caso federal . soberania da pessoa de un chefe de nação. vejo o caos en td isto ,lamentavelmente!
Kadê o sentido crítico dos jornalistas??? Kadê o profissionalismo?. Nunca ouvi o presidente Lula a falar, mas não acredito que ele seja tão "básico" assim. Foi preciso uma rádio australiana "chekar" a veracidade de tal entrevista, pois para nós os lusófonos estava tudo bem!!!!
Enfim fartei-me de rir...
Normalmente o presidente Lula concede entrevistas a um grupo de rádios. Nesse caso, os repórteres vão até um local previamente combinado para tal entrevista, com o presidente Lula presente.
Postar um comentário