I) Paulo Kassoma foi indigitado pelo Presidente da República para presidir a Assembléia Nacional.
II) Paulo Kassoma foi eleito por voto secreto para Presidir a Assembléia Nacional.
Se o Presidente da República já indigitou a Paulo Kassoma para presidência da Assembléia Nacional por que mais fazer eleição? Cumprir formalidade?
Temos ou não independência de poderes? A nova Constituição reza que o presidente da AN tem que ser indigitado pelo PR?
Por que não foram indigitados aqueles deputados de carreira, que há muito tempo lá estão (a aquecer os bancos) a espera dessa oportunidade?
Parece-me que Paulo Kassoma tem mais perfil de estar no Executivo que o de presidir a casa das leis, principalmente se levarmos em consideração a sua carreira até hoje. Segue-se o teor na notícia:
Paulo Kassoma eleito presidente da Assembleia Nacional
O deputado António Paulo Kassoma, da bancada parlamentar do MPLA, foi eleito nesta terça-feira presidente da Assembleia Nacional com 191 votos a favor, nove contra, duas abstenções e um nulo.
António Paulo Kassoma foi indigitado pelo Presidente da República, José Eduardo dos Santos, para liderar a Assembleia Nacional, à luz da Constituição, promulgada na passada sexta-feira (5 de Fevereiro).
A eleição foi feita por voto secreto.
António Paulo Kassoma exerceu o cargo de primeiro-ministro no anterior governo saído das eleições legislativas de Setembro de 2008.
Fonte: Angop
2 comentários:
Foi indigitado para ser eleito. É óbvio!
Agradeço ao esclarecimento
Postar um comentário