domingo, 8 de maio de 2011

A qualidade do Ensino superior Angolano



A qualidade do Ensino
06 de Maio, 2011

(Editorial) A qualidade do nosso ensino superior continua na ordem do dia. Em virtude da existência de várias universidades públicas e privadas no país, formam-se todos os anos centenas de pessoas em instituições de ensino superior.

Se em relação à quantidade de angolanos formados anualmente pelas nossas universidades podemos ficar satisfeitos, o mesmo não se pode dizer quanto à qualidade dos que recebem diplomas das instituições de ensino superior, vistas estas no seu conjunto.

Tem sido reconhecido por prestigiados docentes universitários que a qualidade do ensino superior está a diminuir em diferentes faculdades do país por razões diversas, inclusive nas instituições onde o nível de qualidade era tido como muito bom.

Sabe-se que se pretende mudar o actual quadro e que há vontade para se avançar para um ensino universitário que forme bons quadros, capazes de serem excelentes profissionais no mercado de trabalho, que, por sinal, é cada vez mais exigente.

Algumas universidades têm trabalhado para a preparação dos seus alunos no sentido de, terminados os cursos, poderem ser rapidamente absorvidos pelo mercado de trabalho. E é por isso que os conselhos científicos dessas universidades estão a analisar as vias para dotar os estudantes das melhores habilidades e competências.

Temo-nos apercebido que há universidades que, por exemplo, não observam rigor no recrutamento de professores, resultando daí uma má transmissão de conhecimentos aos estudantes, com todas as consequências negativas que decorrem de uma má aprendizagem por parte de pessoas que, a nível universitário, têm de estar munidas de ferramentas essenciais para resolverem problemas complexos.

O professor a ser recrutado para dar aulas numa universidade deve reunir o perfil adequado para estar à altura do rigor académico e científico por que se deve pautar uma instituição do ensino superior.

Temos conhecimento de que há professores em certas universidades que praticamente não dão aulas e quando dão fazem-no sem total entrega ao trabalho, pois em muitos casos leccionam em várias instituições, não tendo tempo para preparar convenientemente as matérias para as centenas de alunos que têm em diferentes faculdades.

É preciso pôr cobro a isso. As autoridades competentes encarregadas de inspeccionar a actividade das instituições de ensino superior devem ser mais rigorosas no controlo do que acontece em determinadas universidades e tomar, deforma célere, as medidas que se impõem.

Mas antes que a inspecção vá às instituições de ensino superior para ver se actuam dentro do que está estabelecido era oportuno que as reitorias dessas instituições tomassem já a iniciativa de ir arrumando a casa, a fim de se salvaguardar o que toda a sociedade pretende – uma boa qualidade de ensino nas nossas universidades.

É uma boa notícia o facto de a Faculdade de Direito da Universidade Agostinho Neto estar a apostar na melhoria da qualidade de ensino, fazendo com que os professores estejam efectivamente a dar aulas e adoptando a avaliação contínua como forma de aumentar o nível de aproveitamento dos estudantes.

A Faculdade de Direito da Universidade Agostinho Neto tem bons planos, entre os quais avulta o de preparar convenientemente os estudantes para o mercado de trabalho, experiência que, a ser concretizada, devia ser estudada por outras instituições de ensino superior, mesmo privadas, pelo menos, ao nível do ensino do Direito.

Podia, por exemplo, considerar-se a possibilidade de os conselhos científicos de diferentes faculdades se encontrarem regularmente para troca de experiências e de ideias.

O importante para nós é que tenhamos instituições de ensino, sejam elas públicas ou privadas, a formar bem os angolanos. O intercâmbio entre universidades era uma forma salutar de se resolverem muitos problemas de que ainda enferma o nosso ensino superior. Temos em Angola docentes angolanos que dão aulas há mais de 20 anos, possuindo vasta experiência e muitos conhecimentos que podem ser úteis a instituições de ensino superior que agora surgem. Ninguém sabe tudo. Os que têm pouca experiência devem ter a humildade de aprender com os que sabem mais, no interesse no nosso ensino superior e do nosso país.

Se todas as nossas universidades tiverem um bom nível, é o país todo que fica a ganhar. Que se criem, pois, mecanismos eficazes de estreita colaboração entre as diferentes instituições universitárias, no sentido de se melhorar o nosso nível de ensino superior.

Acreditamos que se essa colaboração for estabelecida, muita coisa há-de mudar para melhor ao nível da qualidade do ensino superior.

Fonte: Jornal de Angola http://is.gd/QBO15S

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Governador de Luanda consciente na importância das Igrejas quanto ao resgate dos valores morais



O Governador provincial de Luanda José Maria Ferraz Dos Santos valorizou a parceria com as instituições religiosas na tarefa de retirar a cidade de Luanda, das difíceis situações que tem vivido nos últimos tempos.

Àquele governante teceu estas palavras a margem da assinatura do acordo com a Igreja Adventista do Sétimo dia, cujo objectivo visa desenvolver acções de resgate dos valores morais no seio das comunidades.

“Sempre que estamos diante dos homens de bem e de Deus estamos protegidos, de certeza que aprendemos como caminhar num mundo de adversidades, temos fé e acreditamos em Deus e temos toda convicção que tudo é possível”, reforçou.

De notar que, consta da parceria, a realização de campanhas de limpeza nos Municípios de Luanda, proceder a acções de arborização, pintura e poda de árvores, bem como acções de sensibilização contra actos de violência.

Fonte:Rádio Luanda (http://is.gd/6rnc8N)

terça-feira, 3 de maio de 2011

Igreja Adventista apoia educação


Governador de Luanda (à direita) considerou a Igreja do Sétimo Dia parceiro valioso para ajudar a resolver problemas das comunidades

Por Gabriel Bunga
Fotografia: Francisco Bernardo



O governo provincial de Luanda e a Igreja Adventista do Sétimo Dia assinaram ontem um protocolo de cooperação nos domínios da educação, saúde, ambiente e combate à violência contra a mulher.

O documento foi assinado pelo governador de Luanda, José Maria dos Santos, e pelo presidente da União Nordeste de Angola da Igreja Adventista do Sétimo Dia, Passmore Hachalinga. A cerimónia foi testemunhada pelo presidente mundial da congregação religiosa, Ted Wilson, que esteve de visita a Angola de 28 de Abril a 2 de Maio.

José Maria dos Santos considerou que a Igreja Adventista do Sétimo Dia é um parceiro valioso para ajudar a resolver os problemas das comunidades em Luanda.

“É um bom parceiro”, frisou Ted Wilson, que acrescentou que a igreja não se mete em assuntos políticos, mas que pode ajudar o Executivo nos sectores da educação moral e cívica das sociedades.

O protocolo de cooperação prevê a formação de jovens com o objectivo de promoverem actividades comunitárias na província de Luanda. Com o acordo, o governo provincial de Luanda e a Igreja Adventista do Sétimo Dia vão promover acções de apoio às famílias vulneráveis, às mulheres, crianças e às pessoas de terceira idade.

A realização de campanhas de limpeza e saneamento básico nos bairros periféricos de Luanda e a pintura e plantação de árvores são também outras actividades previstas. O acordo sublinha a promoção de acções de sensibilização da população nas campanhas de vacinação. Ao governo provincial de Luanda cabe o diagnóstico das necessidades e a identificação de fontes de financiamento e a garantia da execução dos projectos.

A Igreja Adventista do Sétimo Dia vai encarregar-se de elaborar o pré-projecto que vai servir de base para a realização do projecto e a criação das condições para a sua execução. O protocolo vai ser coordenado por uma comissão, com carácter permanente.

Mais de 200 pessoas da igreja estavam concentradas defronte do edifício do governo provincial de Luanda.

Os fiéis da Igreja Adventista do Sétimo Dia entoavam hinos de louvor enquanto se assinava o acordo no salão nobre do governo provincial de Luanda.

Jornal de Angola (http://is.gd/ToevE1)

Líder mundial do Sétimo Dia pede que angolanos focalizem atenção em Deus para vencer desafios


Luanda - O líder mundial da Igreja Adventista do Sétimo Dia, Ted Willson, recomendou hoje que o povo angolano focalize a sua atenção em Deus quando se encontrar em situação de desafio e a enfrentar dificuldades.

Em declarações à imprensa depois do encontro que manteve com o governador de Luanda, José Maria Ferraz dos Santos, Ted Willson adiantou que gostaria que o povo angolano focaliza-se a sua atenção na imagem daquele que tudo pode fazer, Deus, quando se encontrar em situações de muitos desafios.

Em sua opinião, a maneira como o Estado angolano tem ajudado a melhorar as infra-estruturas da cidade necessita sempre que as pessoas se reconciliem e se unam para apoiar estas iniciativas.

"Há um texto bíblico no livro de Joel que dirijo aos habitantes de Luanda e de Angola quando tiverem algumas preocupações sobre as suas actividades, o seu futuro ou em alguma situação da sua vida pessoal que diz não tenha medo oh terra, lembra-te, regozija-te porque o Senhor Deus fará coisas maiores, e reivindico esta bênção para todo o povo angolano", afirmou.

Em sua opinião, Luanda é um local vibrante com muita gente, tem um crescimento explosivo e muita potencialidade para as pessoas focarem a sua tenção em Deus e em tudo que lhes pode permitir estar mais próximo D'ele.

O Governo Provincial de Luanda e a Igreja Adventista do Sétimo Dia assinaram hoje um protocolo de cooperação com o objectivo de envolver os jovens daquela instituição cristã em projectos de desenvolvimento sustentado.

O protocolo de cooperação foi assinado pelo governador José Maria Ferraz dos Santos e pelo presidente da União Nordeste de Angola da Igreja Adventista do Sétimo Dia, pastor Passmore Hachalinga.

Para receber o pastor Ted Willson estiveram presentes em frente ao edifício do GPL 185 senhoras do ministério da mulher e 202 pessoas que fazem parte dos aventureiros, desbravadores e jovens adultos que entoaram cações de boas vindas para o líder adventista.

A Igreja Adventista do Sétimo Dia é uma corporação eclesiástica surgida no quadro das igrejas protestantes, em 1863, que conheceu uma ramificada progressão a partir da América do Norte até atingir a Europa, Ásia, Austrália e África.

Em Angola foi implementada em 1924, desempenhado o seu papel evangelístico, social e filantrópico nas áreas de saúde, educação e entretenimento.

Angop (http://is.gd/GYeHvJ)

Pr. Ted Wilson reinaugura escola do I e II ciclo na missão do Bongo



Líder da igreja do 7º dia reinaugura escola do I e II ciclo na missão do Bongo

Longonjo - Uma escola do I e II ciclo com oito salas de aula, para albergar 640 alunos em dois períodos, foi reinaugurada domingo, na missão do Bongo, no município do Longonjo (Huambo), pelo líder mundial da igreja adventista do 7º dia, pastor Tedy Wilson.

O pastor Tedy Wilson deslocou-se domingo à província do Huambo, no quadro da sua visita de trabalho que efectua desde quarta-feira última, 28 de Abril corrente, a Angola.

O empreendimento comporta, além de oito salas de aula, um gabinete do director, uma sala de professores, bem como um refeitório para 100 pessoas.

Na ocasião, o presidente da União Sudoeste da Igreja Adventista em Angola, pastor Teodoro Elias, frisou que a reinauguração desta infra-estrutura da missão histórica do Bongo pelo líder da igreja é motivo de grande satisfação.

Realçou que "o nosso desejo e anseio é que este lugar venha ser um campo universitário denominado Universidade Adventista de Angola, pois servirá para todo país e desta forma poderemos testemunhar de novo esta obra necessária".

" Por isso, contamos com vossa ajuda e sobretudo com vossa influência como líder mundial, sendo que Deus lhe dará inspiração para saber a quem contactar para este lugar e esta igreja poder testemunhar de novo a saúde, educação e o evangelho, para honrar o
país", disse.

Por sua vez, o líder da Igreja Adventista do 7º Dia, Tedy Wilson, disse que tudo fará para que tal desejo se torne realidade, de forma a contribuir na promoção do ensino e aprendizagem no país.


Angolp (http://is.gd/V0hqKq)

Pr. Ted Wilson presencia a assinatura de protocolo com Governo de Luanda


Governo Provincial de Luanda e Igreja Adventista do Sétimo Dia assinam protocolo

Luanda - O Governo Provincial de Luanda e a Igreja Adventista do Sétimo Dia assinaram hoje (segunda-feira) um protocolo de cooperação com objectivo de envolver os jovens daquela instituição cristã em projectos de desenvolvimento sustentado.

O protocolo de cooperação foi assinado pelo governador José Maria Ferraz dos Santos e pelo Presidente da União Nordeste de Angola da Igreja Adventista do Sétimo Dia, pastor Passmore Hachalinga.

A assinatura, que aconteceu na presença do Presidente Mundial dos Adventistas, Ted Wilson, tem também como objecto envolver o GPL e a Igreja numa acção de formação de jovens para o desenvolvimento de actividades comunitárias.

O projecto dirige-se aos jovens da Igreja Adventista do Sétimo Dia, proporcionando o aperfeiçoamento e praticas de acções comunitárias a nível da província de Luanda, assim como a promoção de acções de apoio as famílias vulneráveis, de protecção e atenção especial a terceira idade, a criança e a mulher.

Segundo o protocolo, os jovens Adventistas devem realizar campanhas de limpeza e saneamento nos bairros da periferia de Luanda, proceder a arborização, pintura e poda de arvores, e desenvolver acções de sensibilização da população contra a violência domestica, combate as drogas e outras praticas socialmente reprováveis.

A promoção de acções de educação, ensino e alfabetização, actividades de sensibilização da população em prol das campanhas de vacinação e de apoio hospitalar, contam do protocolo assinado.

Neste acordo, cabe ao GPL o desenvolvimento do projecto, o diagnostico de necessidades, a identificação de fontes de financiamento, a definição das condições e garantias de execução dos projectos comunitários.

A Igreja do Sétimo Dia cabe a colaboração do pré-projecto e a criação de condições especificas decorrentes das necessidades, colaborando na definição das áreas a intervir bem como na avaliação dos resultados dos projectos escolhidos.

Angop (http://is.gd/mCemDf

Pr. Ted Wilson encoraja fiéis para a conexão internacional



Responsável religioso encoraja fiéis para a conexão internacional

Huambo - O presidente mundial da Igreja Adventista do 7º dia, pastor Ted Wilson, encorajou domingo, na missão do Bongo, município do Longonjo (Huambo), os seus fiéis para a conexão internacional, de modo a promoverem a exposição social e espiritual.

O pastor Ted Wilson, que falava durante o culto que juntou mais de 12 mil fiéis das províncias do centro e sul do país, avançou que tal conexão internacional permitirá também colocar em Angola uma exposição de desafios e oportunidades que o mundo apresenta nas áreas da educação e saúde.

"É um privilégio ver e constatar in loco as actividades da nossa igreja, e transportar aos nossos membros a compreensão de que Angola também é parte desta grande família mundial", frisou, acrescentando que "trazer a compreensão dos nossos membros que são parte desta grande família (que são milhões) é o principal objectivo da nossa vinda a Angola, e em particular ao Huambo".

Por outro lado, o presidente da igreja adventista enalteceu o governo angolano pelo privilégio de liberdade religiosa do país que, de acordo com o líder religioso, é fundamental para a prosperidade e progresso de uma nação.

"Estamos aqui para nos encontrar com os nossos membros da igreja, e também apresentar o nosso respeito ao governo e seus oficiais, bem como apresentar o nosso agradecimento de forma especial a este executivo pelo grande privilégio de liberdade religiosa no país, tendo em conta que é realmente fundamental para a prosperidade e
progresso de uma nação", sublinhou.

Esta é a primeira vez que o líder mundial da Igreja Adventista do 7º dia visita Angola, e em particular a província do Huambo, tendo sido acompanhado pela sua esposa, Nancy Louves Wilson, bem como o presidente desta religião a nível da África Austral, Paulo Ratysara, entre outros membros.

A Igreja Adventista do 7º Dia é uma corporação eclesiástica surgida no quadro das igrejas protestantes, em 1863, que conheceu uma ramificada progressão a partir da América do Norte até atingir a Europa, Ásia, Austrália e África.

Em Angola foi implementada em 1924 na missão do Bongo, cerca de 64 quilómetros da capital da cidade do Huambo, desempenhando o seu papel evangelista, social e filantrópico nas áreas da saúde, educação e entretenimento.

Angop (http://is.gd/MBeeP1)

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Líder Adventista do Sétimo Dia agradece pela liberdade religiosa no país



Luanda – O líder mundial da Igreja Adventista do Sétimo Dia, pastor Ted Wilson, manifestou hoje (segunda-feira), em Luanda, quando fazia à imprensa o balanço do resultado dos cinco dias de visita missionária que realizou em Angola, o seu agradecimento ao Governo angolano pelo exercício da liberdade religiosa no país.

Depois de manifestar o seu desejo de continuar a observar a paz em Angola e a implementação de um verdadeiro processo de reconciliação nacional, o responsável religioso afirmou que “quero agradecer o Governo sobre as fortes bases que tem sobre a liberdade religiosa” em todo o território nacional.

A respeito dessa posição do Governo angolano, o pastor Ted Wilson disse que “isso é uma verdadeira base que vai ajudar a Nação a ser próspera”, tendo em seguida feito referências do texto de Joel 2:21 para dizer: “não tema oh terra (e Angola pode colocar aí o seu nome com certeza) não temas oh Angola. Esteja satisfeita e regozija-te porque o Senhor Deus fará ainda coisas maiores”, perspectivou.

A sua visita a Angola, decorrida de 28 de Abril a 2 de Maio, visou inicialmente obter mais conhecimentos sobre a realidade da igreja em Angola, assim como junto dos membros da congregação lhes dar coragem espiritual “e ajuda-los a perceber que eles fazem parte de uma grande família espiritual que é a dos Adventistas do Sétimo Dia”.

Comentando a actual situação de manifestações e conflitos armados que a África vive, continente onde o presidente mundial Adventista residiu durante cerca de 17 anos, disse que esta realidade consta de certos anúncios bíblicos mas a sua igreja vai continuar a trabalhar para promover a paz no mundo e a reconciliação entre os povos.

Para ele, a missão é levar a vida na base dos ensinamentos bíblicos e evangélicos visto que “Jesus é aquele que traz a paz, não só para o coração, mais para o homem em geral”.

“Quando você aceita Jesus, você produz aquilo que se diz os frutos do coração, significa amor, paz, concórdia, harmonia, benignidade e muito mais, porque tudo isto acontece no seu coração. E, assim sendo, você estará mais interessado nos outros do que em si próprio”, enfatizou.

Na ocasião, o pastor norte-americano voltou a reiterar o desejo de ver toda a população angolana envolver-se em pleno na aprendizagem da palavra de Deus, para que “a ambição não faça parte da lida diária das pessoas, pois que o alicerce disso tudo é o amor de Deus (…)”.

Por isso é que “temos que redobrar os esforços para verdadeiramente representar Jesus, quer pessoalmente quer como Igreja, para que, aonde nós vamos, o que seja o que toquemos, deixemos sempre um rasto de luz que indicie a paz e o amor e as pessoas saberão que estas pessoas conhecem Jesus”, pontualizou o religioso.

Angop (http://is.gd/tea1kc)

Governador de Luanda considera Igreja do Sétimo Dia parceira valiosa



Luanda - O governador da província de Luanda, José Maria Ferraz dos Santos, considerou nesta segunda-feira a Igreja Adventista do Sétimo Dia uma parceira valiosa para a resolução de alguns problemas da capital do país.

Em declarações à imprensa depois do encontro com o líder mundial da Igreja Adventista do Sétimo Dia, o americano Ted Willson, o governador de Luanda adiantou que a instituição cristã é um parceiro valioso para ajudar a resolver os problemas das comunidades

"Sempre que estamos junto de homens de bem, de Deus, aprendemos como caminhar num mundo de adversidades. Temos fé, acreditamos em Deus, e convicção que tudo é possível resolver-se diante das grandes e difíceis situações que temos vivido em Luanda nos últimos tempos", referiu.

No encontro entre o governador e o líder adventista houve a assinatura de um protocolo de cooperação e troca de presente.

Para receber o pastor Ted Willson estiveram presentes em frente ao edifício do GPL 85 senhoras do ministério da mulher e 202 pessoas que fazem parte dos aventureiros, desbravadores e jovens adultos que entoaram canções de boas vindas para o líder adventista.

O líder mundial da Igreja Adventista do Sétimo Dia encontra-se em Angola desde o passado dia 28 para se inteirar do funcionamento da instituição religiosa e perspectivar o seu futuro.

Durante a sua permanência em Luanda abordou com os fieis adventistas do sétimo dia a situação da igreja no país, e que espera ser recebido pelas autoridades angolanas.

De acordo com o programa da visita, o pastor Ted Willson procedeu à inauguração da primeira fase do edifício que albergará a sede da União Nordeste de Angola, localizada na zona do Talatona, Luanda Sul, bem como uma deslocação à província do Huambo, sede da União Sudoeste de Angola dos Adventistas do Sétimo Dia.

A Igreja Adventista do Sétimo Dia é uma corporação eclesiástica surgida no quadro das igrejas protestantes, em 1863, que conheceu uma ramificada progressão a partir da América do Norte até atingir a Europa, Ásia, Austrália e África.

Em Angola foi implementada em 1924, desempenhado o seu papel evangelístico, social e filantrópico nas áreas de saúde, educação e entretenimento.

Angop (http://is.gd/tFHrNI)

Pastor Ted Wilson despede-se de Angola


Presidente mundial da Igreja Adventista do Sétimo Dia termina visita ao país


Luanda – O presidente mundial da Igreja Adventista do Sétimo Dia, pastor Ted Wilson, terminou hoje (segunda-feira) a sua visita de cinco dias a Angola, que teve como objectivo principal manter um encontro com a comunidade cristã da sua congregação, assim como inteirar-se do funcionamento da igreja no país.

No fim da sua visita, o pastor afirmou em declarações à imprensa que deixa Angola com o “sentimento do dever cumprido (….), tendo igualmente agradecido a hospitalidade calorosa que foi cedida e sua delegação pela própria igreja, assim como pelas autoridades governamentais angolanas.

Durante a sua missão, decorrida de 28 de Abril a dois de Maio, Ted Wilson inaugurou, na sexta-feira, a primeira fase da sede administrativa da União Nordeste de Angola, no sábado orientou um culto especial para os seus fiéis no Estádio da Cidadela e, no domingo, visitou a província do Huambo para uma missão evangélica naquela cidade.

No quadro das actividades religiosas que foi realizando, reuniu-se com o grupo de pastores, a comunidade de mulheres, os jovens e desbravadores (escuteiros), tendo hoje (segunda-feira), antes da viagem, assistido a assinatura de um protocolo de trabalho entre a Igreja Adventista do Sétimo Dia e o Governo Provincial de Luanda.


O convénio vai privilegiar a realização de acções conjuntas e independentes da parte da referida congregação religiosa, sobretudo nas áreas sociais como a saúde, educação, promoção da mulher, combate à pobreza com atribuição de micro-crédito, distribuição de água, sementes entre outros sectores que promovam a vida das pessoas.

Ted Wilson que veio a Angola acompanhado da esposa, Nancy Louise Wilson Vollmer, e do presidente regional da África Austral e Oceano Indico da Igreja, Paul Ratsara, foi recebido em audiência pelo governador de Luanda, José Maria dos Santos, com quem falou de aspectos ligados à cooperação entre as duas instituições.

Antes de viajar para África do Sul, onde vai cumprir missão idêntica, o pastor mundial dos Adventistas do Sétimo Dia recebeu cumprimentos de despedida de centenas de fiéis que o desejaram bom regresso com cânticos, hinos e outras canções religiosas para manifestar a gratidão e satisfação pela realização da visita do seu líder a Angola.

O actual presidente da Igreja Adventista do Sétimo Dia, Ted N. C. Wilson, que era vice-presidente da congregação, foi eleito presidente mundial durante a conferência geral realizada em Atlanta, Estados Unidos da América (EUA). É mestre em Divindade pela Andrews University dos EUA e em Ciência de Saúde Publica, feito na Loma Linda University Scholl oh Public Health, e é pais de três filhas.

Fonte: Angop (http://is.gd/XpmU6C)

Adventistas do Sétimo Dia devem unir e reconciliar - pastor Ted Wilson




Luanda – Os crentes da Igreja Adventista do Sétimo Dia devem promover a união e trazer a reconciliação entre as populações, exortou hoje (segunda-feira), em Luanda, o presidente mundial da referida congregação religiosa, pastor Ted Wilson, no termo da sua missão evangélica de cinco dias a Angola.

A chamada de atenção do pastor norte-americano foi feita em declarações à imprensa no aeroporto, quando balanceava a sua visita missionária ao país, tendo considerado a mesma de “segura e encorajadora”, cumprido assim com os objectivos inicialmente traçados pela sua comitiva e a Igreja Adventista local.

Segundo o líder religioso, durante os contactos que manteve com os pastores, a comunidade das mulheres, os jovens desbravadores e os crentes de uma forma geral, teve a oportunidade de sentir em “seu coração uma forte força vibrante que o fez acreditar que eles (os crentes) ajudam na paz e reconciliação neste país”, sublinhou.


O pastor Ted Wilson, que reforçou a mensagem na mesma perspectiva de actuação dos membros da igreja, sugeriu que “os adventistas do sétimo dia sejam conhecidos como pessoas que unem e tragam reconciliação e apontem as pessoas para Jesus”.

Assim acontecendo, disse, partindo do exercício do ministério de Jesus pelos angolanos, as pessoas estarão em condições de serem ajudadas fisicamente, mentalmente, espiritualmente e dizer que “é um grande privilegio para nós – que fizemos parte deste grande movimento do advento - encorajar as pessoas e encaminha-las para um caminho melhor, - porque eu acredito que Jesus em breve voltará”, reafirmou a sua posição.

O presidente mundial dos Adventistas do Sétimo Dia aproveitou a ocasião para abençoar todo o povo angolano e o seu líder, presidente José Eduardo dos Santos, tendo afirmado que “desejo a bênção maravilhosa de Deus e encorajo a cada um de vocês (angolanos) a crescer no seu relacionamento com Deus, submetendo as vossas vidas sob a liderança do Senhor”.

A finalizar, o pastor Ted Wilson manifestou igualmente o seu desejo de ver uma paz contínua em Angola e um processo de reconciliação cada vez mais sólido, na medida em que tais condições são necessárias “para que o Governo de Angola viva em estabilidade e em paz”, acrescentou.

Fonte: Angop http://is.gd/2uBGqH

domingo, 1 de maio de 2011

Pastor Ted Wilson visitou Huambo e Bongo hoje

O líder mundial da Igreja Adventista do Sétimo Dia, Pastor Ted Wilson visitou hoje a província do Huambo na segunda etapa de sua viagem a Angola.

A delegação foi recebida no aeroporto local pelo Presidente da União Sudeste de Angola o Pastor Teodoro Elias e pelos Departamentais da União, pastores e membros da Igreja.

O Pastor Ted Wilson concedeu a uma entrevista aos órgãos de informação social local. Em seguida a delegação seguiu ao Hotel Roma.

O pastor Wilson foi recebido pelo Vice-Governador do Huambo que agradeceu o que a igreja Adventista tem feito para o desenvolvimento da província. O Líder da Igreja Adventista agradeceu ao apoio que a Igreja tem recebido do governo provincial.

Não foi possível a reunão com filhos de pastores nem com os próprios pastores, dado ao escasso tempo, pelo que ele pediu sinceras desculpas.

O ponto alto da viagem ocorreu na Missão do Bongo (cerca 60 km do Huambo) onde milhares de fiéis (população nunca vista até então) provenientes das províncias do Kuanza Sul, Benguela,Huambo, Huila, Cunene, Bié e Kuando Kubango o aguardavam.

O Pastor Ted Wilson procedeu ao encerramento do Congresso de Reavivamento Espiritual que ocorria desde a última quinta-feira.

No final do dia regressou a Luanda. Com o seu regresso o Aeroporto Albano Machado foi encerrado para obras de restauração. O aeropoto mais próximo a funcionar é do Bié.

As fotos seguintes ilustram pontos altos da viagem.(Fotos gentilmente cedidas pelo Pastor Justino Paulo.
)




















Fotos gentilmente cedidas pelo Pastor Justino Paulo.

Líder mundial da Igreja Adventista trabalha no Huambo



Huambo - O líder mundial da Igreja Adventista do Sétimo Dia, pastor Ted Willson, escalou na manhã de hoje, domingo, a cidade do Huambo, onde vai permanecer algumas horas e deslocar-se a histórica missão do Bongo "berço" da denominação religiosa em Angola.

No aeroporto Albano Machado, o líder mundial da Igreja do Sétimo Dia foi alvo de uma recepção efusiva da direcção local, associações de jovens, pastores e fiéis em geral.

Segundo o programa de visita, o líder da igreja do 7º Dia tem uma audiência com o governador da província do Huambo, Fernando Faustino Muteka.

O líder mundial da Igreja Adventista do Sétimo Dia, na missão do Bongo vai manter encontros com os pastores e suas esposas, bem como com os filhos de pastores e vai dirigir um culto.

A Igreja Adventista do Sétimo Dia é uma corporação eclesiástica surgida no quadro das igrejas protestantes, em 1863, que conheceu uma ramificada progressão a partir da América do Norte até atingir a Europa, Ásia, Austrália e África.

Em Angola foi implementada em 1924, desempenhado o seu papel evangelístico, social e filantrópico nas áreas de saúde, educação e entretenimento.


Fonte: Angop http://is.gd/DDst2a