"Se até uma constituição pode mudar, por que uma bandeira não pode mudar? Por que não termos uma bandeira na qual todos angolanos possam se rever nela? É simples... Se podemos facilitar por que dificultar?
Bandeira Nacional é simbolo que representa um estado soberano. Por ser representativo é fundamental que todos os cidadãos se revejam nela.
No caso de Angola, a adoção da bandeira ocorreu num contexto histórico específico. Foram Três os movimentos que lutaram pela libertação Nacional(FNLA, MPLA e UNITA). Contrariando o que previa os Acordos de Alvor, ao invés de ocorrer eleições para a Assembleia Constituinte, na data marcada para a independência os três movimentos mergulharam em conflito armado.
Assim, cada movimento declarou unilateralmente a Independência (em 11 de novembro de 1975) a partir de uma cidade diferente: o MPLA, por Agostinho Neto, em Luanda; a UNITA, por Jonas Savimbi, no Huambo e a FNLA, por Holden Roberto, no Uige.
Dessa forma, é natural que a bandeira que fosse adotada, nesse contexto, viesse a ter muito a ver com o movimento de libertação da situação.
Isso fica muito claro quando comparamos a bandeira do MPLA com a atual bandeira da República de Angola: mesmas cores, mesma disposição havendo somente um acréscimo de símbolos socialistas: roda dentada e uma catana (espada) à do MPLA para se obter à da República.
É verdade que isso tem sido fonte de alguns constrangimentos principalmente para pessoas que não são partidárias do MPLA. Além disso, o próprio governo maioritário (MPLA) muitas vezes usa isso a seu favor. Por exemplo, no último ato comemorativo da independência realizado no Huambo viu-se mais bandeira do MPLA que da República, embora o evento tenha sido organizado pelo protocolo. Na verdade os cidadãos menos avisados não consgeuem perceber essa diferença sutil. Tudo devido a essa verosimelhança.
Os trabalhos constituintes da legislatura anterior tinha proposto uma nova bandeira, obtida por concurso público, que se mostrou mais neutra. No entanto, tais trabalhos não foram adiante.
Atualmente está em curso outro processo constituinte. O MPLA aproveitando sua maioria esmagodora (82%) propôs o "projeto C" no qual propõe a continuidade da atual bandeira, que é uma bandeira evoluída do MPLA.
Aproveitando ao momento histórico que o país vive, gostaria registar aqui a minha sugestão daquilo que deveria ser a bandeira nacional, com base nos critérios adotados na concepção da atual beneira.
2 comentários:
Amigo Feliciano,
Excelente poste, muitas vezes me lembro de escrever sobre isto mas uma vez que o meu blog é mais de poesia (só muito recentemente passou a englobar a cultura angolana) nao o tenho feito, também eu tenho a minha bandeira projecto e vai ao encontro desta ideia que voce aqui apresenta. Uma bandeira que reflicta a vivencia Histórica da Libertacao Nacional, foram 3 (tres) os movimentos devem ser pois essas as 3 vertendes da bandeira nacional de Angola, sem partidarismos mas UNIDADE nacional e histórica.
Um abraco
Namibiano
Caro Namibiano,
Agradeço ao comentário que deixou. Em relação ao assunto abordado, acho que a comissão constitucional aprovou a continuidade dos mesmo símbolos (!?....). Ainda vou me investigar se essa notícia é mesmo verdadeira ou verdadeiramente falsa.
Postar um comentário