Mandela, do povo Xhosa, que ingressou no curso de Direito, passou grande parte de sua vida na prisão de Rhode Island, entre Junho de 1964 ao início do 1990, ou seja, 27 anos, aproximadamente.
Entre julho de 1991 a dezembro de 1997 ocupou a presidência da África do Sul, tendo sido o primeiro negro a ocupar aquele cargo.
Mandela ganhou respeito internacional por sua luta em prol da reconciliação interna e externa. Ele perdoou, publicamente, os próprios carrascos e criou uma comissão para investigar os crimes cometidos tanto pela oposição negra como pelos dirigentes brancos. Se isso não bastasse, ele assombrou a humanidade por ter abandonado voluntariamente o poder, coisa rara entre os presidentes africanos.
Após o fim do mandato de presidente, Mandela voltou-se para a causa de diversas organizações sociais e de direitos humanos. Em 1993 Nelson Mandela e Frederik de Klerk dividiram o Prêmio Nobel da paz.
Parabéns mais velho, grande líder que deveria ter nascido em Angola, mas nos orgulhamos por ser africano. Se a África tivesse que ter um pai esse seria Nelson Mandela.
3 comentários:
Nunca é tarde, por isso aproveito e vou desejar ao Mandela Felizes e longos anos de vida.
Fiquei com "a pulga atrás da orelha", o "nickname"é Mandiba ou Madiba????
Este senhor e um exemplo mundial de que quando realmente acreditamos em algo com muita força isso acontece e podemos mudar o mundo.
É muita pena que poucos se espelham nele
Postar um comentário