França - Como já deixei patente num artigo passado, sou um autentico “curioso”, nos assuntos da educação…não deixo passar por alto, a oportunidade de ler sobre questões relacionadas com a educação...continuo a acreditar “piamente”, no determinante do capital humano, no desenvolvimento dos povos e dos países....! foi assim, que me deparei com um estudo sobre a educação em Catalunia-Barcelona, como resposta a uma avaliação “negativa”(suspensa), em comparação com outros países Europeus, sobre o sistema de educação naquelas terras, plasmado no Informe PISA-(programa internacional para avaliaçäo dos estudantes).
A sociedade não é consciente de nada!
É uma sociedade anestesiada,
abrumada, vegetativa!
Decidi, adaptar as 100 perguntas, que eles fizeram, para poder compreender o motivo de tal suspenso, a realidade da educação em Angola com o mesmo espírito e letra que me nortearam até aqui: contribuir ao debate, a reflexão e, ao cambio de mentalidade na pátria mãe!
Por isso, convido-o, a responder as 100 perguntas, para no final, fazer um balance e, ter argumentos para convencer a necessidade de cambio.
Dificuldades do professorado
1.-Tem o professor consideração social? É respeitado e tem reputação social?
Creio que a resposta é obvia, não! A coisa começa a melhorar, os salários, de acordo a realidade do país, vão melhorando, mais ainda, como noutros sectores, distam muito de desejado! A profissão é pouco valorizada, socialmente e pelos poderes públicos...é só constatar, que raras vezes, altas autoridades do estado, participam na inauguração ou visitas aos centros escolares!
2.Há estabilidade na profissão? Como se acede à profissão? E como se preenchem as vagas nos Centros? A “antiguidade é um posto asegurado”?
Sím! Acede-se no geral por concurso..mas depois entra também as cunhas, influências e “gasosas”! mas por falta de alternativa que por vocação!
3. Quantos professores realizam cursos de formação permanente, depois de acabar o ano letivos? - Estes cursos, são de qualidade? Poucos, Não!
4. O processo de Seleção e admissão do professorado é rigoroso? Porquê? Há domínio da disciplina básica assim como da componente psico-pedagógica? Não!
5.Se avalia a atividade do professorado, tanto as obrigações laborais como as de competência? Cómo? Sim, não! Uma avaliação pouco rigorosa e sem praticamente conseqüências!
6. Qual é formação exigida para o professorado, tanto para o ciclo primário como secundário? É suficiente? É a possível!
7. Os Diretores têm poder sobre o professorado? É profissionalizada a direção escolar? Como se tomam as decisões? Sím têm poder! A direção não é profissionalizada e as decisões são mais personalistas e dirigistas e colegiadas!
8. Porquê que as matemáticas continuam a merecer a antipatia dos estudantes? Porque são mal ensinadas...a maior parte dos professores, não domina a matéria nem a didática da matéria!
9. As aulas de inglês, são suficientes em tempo e distribuição semanal? Sabem os estudantes línguas ao terminar o ciclo básico? Claramente não!
10.As condiciones de trabalho, são adequadas? E como são em comparação a escola privada ( salários, participação na tomada de decisões dos colégios)? Não! São piores...mas a escola privada também não é nada de elogiar!
11.O professorado está preparado (capacidade de gerir situações de conflito ) para afrontar situações de conflito nas escolas do ciclo secundário? Não!
12 Por quê que a profissão docente perdeu prestigio social? Independentemente da situação de conflito que o país viveu, os poderes públicos prestaram pouco apoio!
13.Qual é o papel dos sindicatos? Fazem o que podem!
14.É necessário outros profissionais, que auxiliem os docentes nas escolas? (As crianças hiperativas ou com transtornos mentais não diagnosticados engordam as estatísticas de fracasso escolar. Os profissionais capazes de detectar e combater estas doenças, intervêm na vida dos centros? Sim claro! Não!
15.Porquê que, o ciclo primário não começa aos 3 anos como fazem os países europeus? Porque vamos mais atrasados que os países Europeus. Não se sabe!
16.Faz-se o uso entendido das novas tecnologías? Porqué? E faz-se o uso correto, estão ao serviço da didática e da aprendizagem? Os professores, têm a formação adequada? Não, Não e Não!
17.É suficiente o professorado? Cumpre os padrões internacionais de professor por x número de alunos? Não!
18.Há muita baixa laboral (dispensas e ausências por doenças)? Relativo!
19. Os melhores professores, porque inovam, investigam, dedicam, realizam atividades extra-escolares, têm melhor aproveitamento, têm incentivos econômicos, matérias ou algum reconhecimento pelo seu trabalho? Não!
20.Há controlo, das doenças que mais afetam aos professores? Quais são (Depressões, cordas vocais)? Há um seguro de risco para tal? Não!
21.É excessivo os dias de férias? Sim!
22.Quanto ganham os professores? Pouco!
23.Assumem ou, se lhes atribuem outras responsabilidades com relação ao alunado, (detectar condutas impróprias)? Sim!
24.Exercem a profissão por vocação? Alguns! A Maioria não! Não há incentivo social a vocação!
25.Qual é o Grau de preparação dos professores dos distintos ciclos? Baixo!
A preocupação das famílias
26.Os país, tem alternativas no momento de matricular os filhos? O que mais consideram os pais no momento de matricular os filhos?.Não! um lugar para estudar!
27.Como solucionam os pais, questões como enfermidade, indisposições em horário escolar? Fica em Casa!
28.Os livros de texto, são uma carga familiar? Há ajuda estatal? São e muito! Insuficiente!
29.Qual é a situação das cresces? Fazem parte do ciclo escolar? Deviam? Pouco entendidas; Não! Sim deviam!
30.Há implicação dos pais, nas tarefas formativas? Como se manifesta essa implicação? Pouca! Alguns o fazem nos deveres e, pouco mais!
31 Qual é a atitude dos país perante a disciplina? Apóiam os professores? Estritos, por questões culturais...sím, apóiam!
32.Que hábitos nocivos são fomentados em casa ( excesso de horas de TV, abuso dos videojogos)? Tudo isso e algo mais: pouco rigor, etc!
33.Há interesse dos pais, pelo funcionamento dos Centros? Está regulada ou normalizada a participação dos país (Assembléias de pais)? Pouco...se está, não funciona!
34.Está instituída a atividade extra-escolar? Como é utilizada pelos país? Sim, mas não se cumpre! Não e utilizada pelos pais!
35. Como está a questão das faltas? São justificadas pelos pais? Mais ou menos!
36.Há comunicação entre os professores e os pais? Como é feita esta comunicação? Os pais, atendem os conselhos dos professores? Pouca! Por bilhetinhos e notas…não há a agenda escolar! Sim, no geral atendem, só que é pouco fluída essa comunicação!
37. E a escola, tem em conta as opiniões dos pais? há algum órgão escolar (Conselho escolar) para tal? Não!
As faltas dos alunos
38.Como vai a questão da disciplina e do esforço? Porquê? Vai mal! A sociedade está doente!
39.São demasiado largas as férias escolares? Quais são as implicações? Quais podem ser as soluções? Sim! Perda do ritmo acadêmico. Diminuir o tempo e programas algumas atividades!
40. Devem os alunos do ciclo primário, repetir de ano? Não!
41.Como está a questão da violência? O acosso escolar, já é assumido como um problema? Preocupante! Pouco..
42.As escassas horas de sono e problemas de disciplina familiares influem na concentração dos estudantes...isto é um problema? Sim!
43.Disciplinas como, segurança vial e primeiros auxílios, fazem parte de outros saberes y habilidades: São dadas estas disciplinas? Não!
44.É importante que os alunos invistam horas em preparar festas e exibições? (No ciclo primário é habitual que, entre outras manifestações festivas, as crianças prepararem os festivais de Natal ou do fim do curso, em detrimento das horas letivas). Sim, é importante! O laser é parte da vida!
45.Como se desenvolvem as aulas dentro do ciclo secundário? Os alunos com baixo aproveitamento, criam algum problema? Há alternativa para os alunos com fraco aproveitamento ou abandonam o ciclo? Sim criam...Não há alternativas! Ou terminam o ciclo, ou abandonam e vão fazer ofícios, sem equivalência no sistema de ensino!
46.Como se programam os deveres de casa? Como são assumidos pelos alunos? Com freqüência! Mal!
47.Agressões físicas, agressões verbais, são problemas freqüentes no ciclo secundário em muitos países? Também dá-se em Angola? Como são tratadas? Claro! Como problemas “próprios” entre alunos, dessa faixa etária!
48.Há muito abandono no ciclo secundário? Há muitas repetições? Há algum plano individualizado centrado nos déficits formativos dos repelentes? Tem alguma relevância o ciclo secundário, para o mercado laboral? Sim...não há plano oficialmente! Sim tem!
49 Há medições, dos rendimentos acadêmicos? Se realizam estudos comparativos, com os países do entorno ou, com países que dedicam similares recursos públicos? Não!
50.Como está a situação das línguas estrangeira, depois de terminado o ciclo secundário? Os alunos se podem desenvolver com soltura? Quais podem ser as causas (preparação do professorado, meios, horas dedicadas, distribuição das horas, etc)? Mal, não...de tudo um pouco do citado!
51.Há problemas de alcoholismo? Como repercutem no rendimiento? Qual é a resposta das autoridades acadêmicas e dos pais? Sím! com preocupação!
52 Há problemas de Drogas? Como repercutem no rendimento? Qual é a resposta das autoridades acadêmicas e dos pais? Sim, com preocupação!
53.Sobre o Ensino Universitário: ´Responde as expectativa dos alunos? Não!
54.Os alunos, terminam os cursos nos tempos previstos? Como se distribui? Não! Não há estudos!
55.Qual é a participação dos alunos, em términos de presencia, ausência? Assistem com freqüência!
56.Há movilidade estudiantil? Sim!
Sobre os poderes públicos (relacionados com a educação)
57.Há um plano de inovação educativa? Conta com recursos financeiros? Não!
58.Qual é o Grau de seguimento dos distintos ciclos? Débil!
59.Se realizam, avaliações de conhecimentos mínimos? Com que rigor ou nível de exigencia? Quem as realiza? Não!
60.A escola, os poderes públicos, empreendem iniciativas para fomentar a participação dos pais nas escolas? Há interesse das famílias pelo processo de escolarização? Não! Sim há preocupação!
61.Os poderes públicos prestam esclarecimentos aos pais e a sociedade sobre o processo de escolarização? Não, Não faz parte da cultura da sociedade!
62. Se devia introduzir a disciplina de religião nas escolas? Sim!
63.É positivo, a existência da escola privada? Sim!
64. O estado, devia co-financiar as escolas privadas? O estado, deve também regular a escola privada? Sim!
65.Como se soluciona, o enquadramento dos alunos que provêm de outros países e, por tanto, sistemas educativos diferentes? Enquadrando-os automaticamente!
66.É suficiente a financiação das escolas públicas? Claramente, não!
67.Qual é a situação da Lei de educação? É conhecida pelos professores? É suficientemente divulgada pelos gestores educativos? Necessita alguma reforma? Não é conhecida! Não é divulgada! Necessita uma reforma completa!
68.Qual é a distribuição do gasto público em relação ao PIB, ensino universitário e não universitário? Não sei!
69.Considera necessária a introdução de serviços como comedor? Qual deve ser o grau de controlo dos gestores educativos? Sim claro! Porque ajuda na cultura alimentaria saudável! O controlo deve ser total!
70. Há controlo- medições sobre as habilidades leitoras dos alunos? Não!
71.Há controlo- medições, sobre as habilidades manuais dos alunos? Não!
72.Qual é a percepção social, sobre o ensino técnico- profissional? É positivo!
73.É suficiente, o tempo dedicado ao ciclo secundário? proporciona base suficientemente sólida aos futuros universitários? Sím, Está dentro dos padrões internacionais!
74.Há suficiente implicação das autoridades do nível comunal e municipal na questão educativa? Não, não têm nível!
75.Os pais, têm direto a dispensas laborais para acudir as reuniões da escola? Está previsto na Legislação laboral? Creio que não!
76.Há concorrência entre as distintas escolas? Há um ranking, sobre a qualidade das escolas? Não!
77. E sobre os estudos Universitários? Não!
78.Há bolsas para os estudos Universitários? São suficientes? Ridículas!
79.Como se processa a contratação de professores na Universidade? É um processo Transparente? Há um órgão de apelação? Não há rigor algum, nem é transparente…é o possível!
Sobre as escolas
80.Qual é a situação das instalações escolares? Recebem suficiente investimento para manutenção? Péssimas! Não!
81.Se podem considerar dignas? Não! São indignas!
82.Devem os alunos completar itinerário educativo, até a Universidade, num só centro? Não!
83.Devem as escolas, selecionar os seus alunos ? Não!
84. Existem centros elitistas? Qual deve ser a postura das autoridades educativas? Sim! Proibir!
85.É suficiente o número de horas diárias? Se devia ampliar a jornada? Não, se devia ampliar, manha e tarde!
A distribuição da jornada laboral, permite aos professores dedicar o tempo suficiente a atenção individual dos alunos e a atenção aos país? Sim!
O olhar da sociedade
86.Porquê que a maioria dos jovens que termina o ciclo secundário, não acede a Universidade? Há estudos e controlo sobre o assunto? Não pode, financeiramente! Não há Universidades suficientes! Não há controlo!
87.Estam ou devem ser regulados os cursos de formação continuados e permanentes? Deviam estar regulados!
88.Há relações entre as empresas e o Ensino Técnico Professional, assim como as Universidade? Não!
89.Estão os exames de ingresso, suficientemente elaborados e dirigidos? Servem para eleger, os mais preparados para o estudo? Não!
90. A educação, preocupa a sociedade Angolana? Merece alguma prioridade? Quais são outras preocupações dos angolanos? Sim preocupa! Não merece! O emprego, a saúde, habitação, segurança, justiça, moral pública, etc!
91.A educação, tem prioridade nos programas políticos? É usada, na confrontação política? É manejada com domínio? Não, a maioria dos políticos são impreparados! Analfabetos funcionais, incultos!
92.Há referentes públicos, personagens públicos, para os alunos? Que influencia exercem? Não! Nem se incentiva isso!
93.Porquê que não há mais Universidades no país? Porque os políticos são incultos, sem visão! Só isso pode justificar, que um país forme, 10 médicos ano! Ou é inculto, inocente e ignorante, ou é besta ao quadrado!
94.Os professores Universitários devem ter maiores salários que os outros professores não universitários? Devem ter salários proporcionais ao nível da responsabilidade!
95.A sociedade Angola, é consciente da importância da Universidade? Essa sociedade não é consciente de nada! É uma sociedade anestesiada, abrumada, vegetativa!
96.Deve haver uma Reforma Universitária? Evidentemente!
97.Os estudos técnicos são suficientemente conhecidos pela sociedade? Não, a sociedade é ignorante e inculta!
98.Qual é o Modelo Universitário desejado? Talvez o Americano!
99.A Universidade, têm projeção social e mediática? Ainda tênue!
100. É compreensível, a atitude dos políticos nacionais, em relação ao sector da educação? Sim, é compreensível ! Coitados, são incultos! Não tiveram tempo de estudar...andaram a fazer guerra, que eles diziam era para libertar o povo??
Não sabemos qual é o nível dos nossos estudantes, porque não há avaliações científicas...,mas é facilmente constatável, a simples vista, pelo seu vocabulário, pela sua desenvoltura, pelos seus modos, pelo seu comportamento, pelo seu desempenho ao integrarem no mercado laboral.
É portanto, urgente, um estudo de nível, para podermos modular o sistema! A educação tem que ser dirigida com cientificidade! Basta de improvisações e amadorismo!
“O informe Pisa, realiza avaliações sobre o nível dos estudantes de países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Examinou uma amostra de estudantes de 57 países -- 30 da OCDE e de outros países que näo pertencem a ela-- sobre sua capacidade para entender textos escritos.
Em 2000, no primeiro estudo PISA, escolheu-se para calibrar a capacidade leitora a um grupo de alunos de idade compreendida entre 15 anos e 3 meses e 16 anos e 2 meses, com um mínimo de 6 anos de escolaridade.
A analise, recolhe resultados sobre o conhecimento científico dos estudantes,leitura ou capacidade leitora, matemática.
Para avaliar a capacidade leitora dos estudantes, se propuseram questões sobre 6 textos: um diagrama em árvore sobre o mercado de trabalho, duas mensagens de internet sobre os grafitos, uns gráficos sobre câmbios no lago Chade e um documento sobre prevenção de lesões.
Em evidencia científica- Ciências naturais, se avalia conhecimentos sobre física, sistemas vivos, a terra e o espaço. O objetivo é avaliar a capacidade dos alunos de aplicar a evidencia científica para tirar conclusões e raciocinar sobre, as implicações da ciência e os desenvolvimentos tecnológicos. Os alunos foram avaliados sobre questões como os cultivos transgénicos, placas solares, roupas inteligentes, geologia, historia das vacinas, o exercício físico, chuva ácida e o efeito estufa.
Matemáticas
O Informe PISA também analisa os conhecimentos dos alunos em matemáticas: As primeiras posições nesta disciplina de todos os países avaliados são o Taiwán (549 pontos), Finlandia (548), Hong Kong (547), Corea do Sul (547), Holanda (531) e Suiça (530).
* Joao Ondaka yasunga (Kabazuca)
Fonte: Club-k
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