terça-feira, 3 de março de 2009

Aumenta o número de acessos à Internet a partir de Angola






















O dia ainda não terminou, mas já tenho motivos para comemorar. O blog bateu todos os recordes: número de acessos, páginas consultadas e, principalmente, o retorno do número de internautas que acessam a partir de Angola. As férias acabaram.

Em primeiro lugar, hoje foi o dia que mais páginas foram consultadas, que totalizaram 432 páginas, por 157 leitores diferentes. Isso signfica que cada leitor consultou, em média, 2,75 páginas.

Nos meses de dezembro de 2008, janeiro e fevereiro de 2009 os angolanos, a apartir de Angola, acessaram pouco a internet. Cheguei a imaginar que a internet já tivesse caído em desuso. Constatei isso também noutros "blogs que falam de Angola".

Por outro lado, nesse intervalo de tempo, aumentou muito os acessos a partir de Portugal. A partir do Brasil o número é sempre crescente.

Isso sugere que, durante as férias, muitos viajaram ao interior do país, onde ainda as condições de acesso à internet são precárias, ou viajaram, principalmente, a Portugal. Na verdade, não é tão fácil acessar a Internet a partir de "Lan-houses" (cyber café) de nossas cidades. Para além do elevado preço, por hora de uso, a internet não é tão rápida; só é possível consultar os e-mails e ir para casa, ligar o gerador e assistir a "telenovela". Esse incômodo não acontece com pessoas que o fazem a partir de grandes empresas, como as petrolíferas.

Ainda, o elevado número de acessos a partir de Portugal, pode estar associado ao interesse de cidadãos portugueses pelo mercado angolano que vem se verificando nos últimos dias, como foi (ou está sendo noticiado) pela imprensa.

Enquanto isso, aproveitei a oportunidade para atualizar o blog, para prepará-lo para as eleições presidenciais que se avizinham.

Agradeço aos leitores deste blog e aos novos que se ajuntam a nós a cada dia, pela amizade, comentários e assiduidade, e aos blogs que têm encaminhado inúmeros leitores, em especial Pululu, Cubal-terra amada, O Patifúndio.com, Blogs que falam de Angola, Global Voices, Africa Minha terra, Angola-debates e idéias, Mais Angola, Amenidades da Cristandade, Seguindo adiante, Por terras de África e outros

2 comentários:

  1. Parabéns meu amigo Feliciano. Uma performance digna de um grande blog!
    Um abraço com amizade

    ResponderExcluir
  2. Agradeço por acompanhar este blog e pelo elogio. O seu blog Cubal terra-amada (http://cubal-angola.blogspot.com/). Sucessos

    Feliciano Cangue

    ResponderExcluir