terça-feira, 15 de maio de 2012

Os perigos de conduzir em estado de fadiga

Conduzir uma viatura em estado de fadiga (cansaço) pode ser fatal, porque o motorista pode adormecer mesmo estando com os olhos abertos. Um exemplo disso é o que ocorre com frequência nas madrugadas de domingo em Luanda onde acidentes incríveis têm-se registrado.

É verdade que alguns são motivados pelo efeito do álcool; entretanto outros têm as digitais da fadiga, principalmente depois de uma “noitada” ou de um dia de trabalho.

Normalmente os horários críticos para acidentes por fadiga são as madrugadas ou meio da tarde quando os motoristas perdem concentração devido ao “efeito hipnótico”, prestam pouca atenção nas condições do tráfego, têm pouco tempo de reacção tornando-se em motoristas perigosos, podendo despistar-se com facilidade principalmente em longas jornadas.

Os especialistas recomendam que o motorista não use remédios, não tome bebida alcoólica nem café porque os seus os efeitos, que põem o motorista em estado de alerta, são efêmeros. O melhor mesmo é passar o bastão adiante ou melhor o volante e ficar no banco de trás ou parar e descansar.

Para minimizar os efeitos da fadiga o motorista deve garantir a circulação do ar no interior da viatura ou ligar o ar condicionado, não conduzir em horários que normalmente deveria estar descansando e, finalmente, parar por alguns minutos para esticar as pernas a cada duas horas.

Ref.
Healthbridge

Nenhum comentário:

Postar um comentário