quinta-feira, 25 de julho de 2013

Luanda é novamente a campeã mundial de "a cidade mais cara"


 

Não é só de beleza que Angola se destaca no nosso universo.  Luanda é “tri”. Luanda arrebatou com toda “pompa e circunstância” pela terceira vez o título de “cidade mais cara do mundo para quem vem de fora, ao destronar a cidade de Tóquio. Assim, Luanda repete a façanha de 2010 e 2011 de ocupar o lugar cimeiro do Ranking da consultora Mercer.
Vale lembrar que a Consultora Mercer  considera  o custo de mais de 200 produtos e serviços, nomeadamente habitação, transporte, alimentação, vestuário, bens domésticos e entretenimento. A análise é particularmente dirigida às empresas que enviam os seus trabalhadores para o estrangeiro e suportam as despesas, como forma de compensação. O estudo abrange 214 cidades em cinco continentes e compara-as com os preços praticados em Nova Iorque (EUA).
Isso mostra que Luanda está a receber muitas empresas e muitos trabalhadores estrangeiros.
 As primeiras 9 cidades com melhor classificação são:
1.       Luanda (campeã mundial)
2.       Moscow – Rússia (vice-campeã)
3.       Toquio (Japão)
4.       N´Djamena (Chad)
5.       Singapura
6.       Hong Kong
7.       Genebra (Suiça)
8.       Zurique (Suiça)
9.       Sidney (Austrália)

Luanda é uma cidade que importa, praticamente, tudo. Isso deve ter ajudado a Luanda conseguir esse título.
A lista completa pode ser encontrada: http://is.gd/ffVngT

terça-feira, 23 de julho de 2013

Revista Time chama Francisco de o "Papa do Povo"

A próxima edição da Revista "Time" ainda não chegou às bancas mas já está a dar que falar. Não que a revista fale mal do Papa ou do Vaticano. A revista até trás um título consensual do Papa.

No entanto a sobreposição da efígie do papa Francisco as letras que dão nome à revista cria a ilusão de uns diabólicos e vermelhos chifres na cabeça fazendo lembrar lembrar a iconografia dos chifres de Belzebu. Não se sabe se é intencional ou mera coincidência, mas nas redes sociais a polêmica está  ganhar uma infinidade de contornos.

Não é a primeira vez que a revista é acusada de demonizar suas capas. Em edições anteriores, o mesmo ocorreu com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, e o ex-presidente americano Bill Clinton.
 
Vale lembrar que a polêmica ocorre às vésperas da viagem do Papa ao Brasil onde participará da jornada mundial da juventude católica.
 
 

segunda-feira, 8 de julho de 2013

Cidadãos chineses jogam lixo em rua limpa



Luanda é uma cidade que precisa ser tratada com "amor e carinho".  No entanto, com frequência, quando andamos pelas ruas, facilmente nos deparamos com cidadãos que demonstram total ignorância pelas boas regras de boa convivência e, principalmente, proteção do meio em que vivemos.
 
Hoje, por volta das 14 horas, quando passava pela urbanização Nova Vida, flagrei dois cidadãos, presumivelmente chineses (podem até não sê-lo, já que para nós todos de traços orientais os consideramos chineses, mas minhas vistas, creio, não me traíram,  já que eles estão aos montes no nosso país), que ocupavam a viatura com a placa LD 92 33 D?, após beberem água das garrafas de plásticos, de 600ml, as atiraram em plena rua limpa. Eram duas pessoas de sexo masculino aparentemente "educadas". Não é a primeira vez que vejo cena dessa natureza protagonizada pelos nossos "amigos".

Eu não sei se eles fazem isso em seus países de origem. Não sei de quem eles andam a copiar esse mau exemplo. Basta os problemas que temos com a péssima condução deles, que já ceifou a vida de muitas almas angolanas e  um dia desses eu seria outra  vítima.
 
Fiquei muito revoltado com a situação.  Cada um de nós deve fazer o seu melhor para termos um país, uma cidade melhor para se viver. Só mudaremos o nosso país se formos capazes de mudarmos a nossa maneira de pensar: não esperar o milagre. Cada um faz a sua parte. Assim, quando somarmos as partes de todos,  o milagre acontecerá.