quinta-feira, 11 de março de 2010

Fernando da Piedade Dias dos Santos, o nome mais pesquisado na internet

Fernando da Piedade Dias dos Santos "Nandó", 58, o vice-presidente de Angola desde 5 de Fevereiro (na verdade ainda não assumiu, porque se ausentou inesperadamente do país, segundo o boletim África Monitor (AM), é, sem dúvidas, um dos nomes mais solicitado nos motores de busca da Internet nos últimos dois dias. O motivo é simples: há duas semanas que não é visto em público ou em compromissos oficiais.

A imprensa não oficial foi a primeira a levantar o assunto. No dia 01 de março, o jornal eletrônico "Club-k" informou que " "Nandó" teria sido evacuado para o exterior do país, no seguimento de um mal estar, na sexta feira (26 Fevereiro), entendido como “problemas de caris cardíaco”".

O "Novo Jornal" retormou o assunto nos dias seguintes. Segundo "NJ", Nandó se encontrava em Londres internado devido a uma trombose facial. O problema de saúde teria iniciado no dia seguinte ao da tomada de posse de novo governo.

O Semanário Angolense, na edição do dia 06 de Março, informou que "fontes do gabinete do vice-presidente recusaram-me a comentar o facto, pelo que o Semanário Angolense desconhecia a maleita que o perturba, assim como a amplitude dos exames a que se submeteu."

As autoridades reagiram informando que "Nandó" se encontrava em Londres em visita privada e teria aproveitado a oportunidade para fazer exames médicos de rotina.

Ainda, diante de notícias postas a circular sobre a suposta gravidade do seu estado de saúde, (inclusive o Jornal Angoterra chegou a anunciar o seu falecimento) a televisão pública exibiu a uma entrevista (10 março) que teria sido concedida, provavelmente, na Embaixada de Angola, a princípio para comentar a publicação em Diário da República da delegação de competências para coordenar a área social. Ele prometeu regressar ao país "na próxima semana". Para que não houvessem dúvidas, o "club-k" informou que Nandó "teria telefonado à diversas personalidades e amigos".

No dia 11 de março, hoje, portanto, o "club-k" informou que "soldados afectos a Unidade da Guarda Presidencial (UGP) foram convocados de emergência, esta Quinta feira, para estarem de plantão, às 5h (horas de Luanda) no respectivo posto militar por razões que de inicio eram do desconhecimento dos mesmos. A convocatória abrange a todos incluindo aos elementos que hoje observam dia de pausa".

Toda essa confusão só ocorreu porque a imprensa oficial demorou muito em noticiar o fato desde o primeiro momento. Privatizaram muito a informação. Deu muito tempo para que a notícia fosse concebida, fosse dada à luz e comemorasse o seu primeiro aninho. Agora resta aguardar pela chegada do vice-Presidente na próxima semana, conforme ele próprio prometeu e, "promessa é dívida".

Nota: É permitido comentários neste blog. Administração do Hukalilile.

2 comentários:

  1. Isto é o "ATIPISMO" no seu melhor...não vale a pena tentar fazer conjecturas.
    A nota no final do "post", é interessante!!!!

    ResponderExcluir
  2. A isto é que se pode chamar pouca vergonha... todos os dias ouvimos os tais governantes a dizer alto e em bom tom que os hospitais nacionais ( os antigos remodelados e os de raíz) não deixam nada a dever aos do lado de lá.. Eis mais uma prova evidente da desconfiança dos factos que os mesmos relatam e vão fazer os check up´s no estrangeiro... afinal qual é o estado da saúde neste País? Que vergonha...

    ResponderExcluir