quinta-feira, 19 de março de 2009

Selo da vida

Uma das coisas que gostava fazer, quando mais moço, era colecionar selos. Guardava todo troco que recebia na padaria e muitas vezes deixava de comprar lanches só para estar em dia com todos os lançamentos.

Hoje tirei o dia para rever alguns desses selos. Deu-me muita saudade. Saudades dos velhos e inesquecíveis tempos.

Saudades das aulas de cartesia. Todas as noites, no horário da telenovela, nós na aula da etiqueta. Nossos pais nos incentivavam a colaborarmos nas tarefas de casa, atis como arrumar o quarto, lavar louça, arrumar a mesa sem nenhuma recompensa financeira, como acontece hoje e sem nenhuma negociação.

Lembro da fala de meu pai como se fosse hoje: " nunca peça algo que você perceba não estar sobre a mesa", "nunca criticar o cardápio ou fazer comentários desagradáveis", "cuidado para não ocupar o lugar errado", "não elogiar o cardápio durante a refeição, não pedir a receita do prato que mais tenha gostado, não gesticular com talheres na mão, não colocar cotovelos à mesa, etc.

Achava mesmo chato quando tínhamos que nos levantar quando uma senhora deixasse a mesa.

Tinha mais: sempre é a pessoa inferior que é apresentada à superior; é o homem que é apresentado à mulher; o mais jovem apresentado ao mais idoso. Tínhamos o livro do ano. Todas noites alguém tinha que ler pelo menos duas páginas.

Achava tudo isso e outras coisas mais chato. Mas, hoje acho que valeu apenas ter sacrificado nossas noites. Toda planta tem a hora certa para dar seus frutos. Fomos "selados" para toda vida.

Aqui vão alguns selos que colecionei.




2 comentários:

  1. Você recbeu um premio no meu blog http://portalemcristo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Agradeçemos à premiação. Brevemente acrescentarei o vosso blog em nosso blogRoll. Saudações cristãs.

    ResponderExcluir