terça-feira, 16 de setembro de 2008

Futura Rainha da Espanha vai à escola - O repto da educação


Artigo de opinião assinado por

João Ondaka yasunga
(kabazuca07@gmail.com)

Futura Rainha de Espanha (Chefe de Estado) vai a escola - O repto da educação

Chegou-me a notícia de que a futura Rainha de Espanha e, portanto, futura Chefe de Estado, começa este ano a escola; (A Espanha é uma Monarquia Parlamentar; o Chefe de estado é o Rei- neste momento o Rei Juan Carlos de Borbón, (dizem que é amigo do Zé- Dú), que tem uma linha de sucessão...realizam-se eleições para eleger o Primeiro Ministro, Chefe do Governo, que neste momento é o José Luis Rodrigues Zapatero, e o parlamento,etc,etc); Chama-se Leonor e tem o título nobiliário de Infanta, e é, a segunda na linha sucessória depois do seu pai, o Príncipe Felipe. Acompanhado pelos pais, os Príncipes de Astúrias, Altezas Reais Felipe e Letícia, a Infanta Leonor tem 3 anos e começa o primeiro ano de educação infantil do ciclo primário...vai ao mesmo colégio onde estudou o seu pai, donde saiu com a 12ª classe.

O colégio, Santa Maria dos Rosales, é um colégio privado espanhol, laico, apesar de ensinar também religião e ensina todos os níveis educativos: primário, secundário e Pré-universitário.

Neste primeiro ano, a Infanta, como qualquer outra criança, jogará com os seus colegas no pátio de recreio; estará numa sala com um máximo de 22 alunos assistida por um tutor (professor), um chefe de estudos, e dois directores técnicos. O seu horário será de 9:30 h da manhã as 5:30 da tarde, com excepção das sextas-feiras, que a saída é as 15:45; poderá participar em muitas actividades extra-escolares, que abarcam desde a pintura, o desenho, o comic, até talheres de cine, teatro e inglês, ensino do Chinês-Mandarím, ballet clássico e dança espanhola ou música, com classes de piano, violão, flauta, guitarra clássica,etc...!”

Bom, mas não pensarão, meus caros compatriotas, que o kabazuca, tem interesse na vida privada da monarquia espanhola...não, isso não! Kabazuca tem um interesse subjacente, que é o seguinte:

E o nosso futuro chefe de estado, onde está a ser formado? Quais são as condições materiais da escola (higiene interna e externa, pintura, iluminação, carteiras, biblioteca, ginásio, etc.,)? Como está organizada? Quantos colegas terá na turma (número máximo de alunos por turma)? Qual é a qualificação dos professores? Que matéria aprenderá? Será que terá classes de música (Angolana), dança (angolana), instrumentos musicais (angolanos), línguas nacionais e estrangeira? Parece que não!

Isto não é nenhuma crítica...já sei em que condições partimos...e já sei que se não me adiantar, me vão soltar aqui uma diatribe da guerra, da herança do colonialismo, do neocolonialismo, do imperialismo, do vizinho feiticeiro, etc, etc...é tudo verdade! É verdade mesmo, estou de acordo em tudo...

Mas, para mim, tudo isso já passou, e agora, necessitamos colocar as nossas escolas, ao nível das melhores, incorporando tudo o que de melhor eles têm: se a Psico-pedagogia, que nunca parou, apesar da nossa guerra, diz que os melhores métodos, sistemas são estes, nós adaptamos a nossa realidade...se a higiene e segurança escolar dizer, que as escolas devem ter tal cor, tal orientação em relação ao sol e ao vento, as carteiras tal altura, o quadro a tal altura, etc., nós adaptamos a nossa realidade...!

Não precisamos inventar nada...estamos muito atrás na cultura da invenção...só precisamos acertar o passo, acelerar e, dar uma educação parecida a estes países que conseguiram níveis de vida e bem estar que todos invejamos e aspiramos.

Por isso, quando ver por aí, grandes músicos e bailarinos: grandes pianistas, guitarristas, bateristas...grandes atores de cinema e teatro...grandes linguistas...grandes médicos e advogados...grandes engenheiros...não pensem em nenhuma superioridade inata...pense na escola da Infanta Leonor! Pense em como está organizada, qual é o seu horário, quais são as matérias, etc,etc!

E já agora, por curiosidade, soube que, a partir dos 6 anos, quando a Infanta Leonor entrar para o ciclo primário, terá uma Agenda Escolar...sím, uma agenda, este instrumento valiosíssimo, que só damos valor quando um lapsus de memória, provoca grandes estragos nas nossas relações, familiares, laborais,etc.!

Essa agenda Escolar, está estruturada da seguinte forma: Dados pessoais do aluno; Dados do Centro; Horário pessoal das aulas; horário extra-escolar; Os professores do curso; os Monitores; Os colegas da classe, com nome, telefone, data de aniversário, e, e-mail; Breve Historia do Centro de estudos; Conselhos positivos para os pais e para as mães; Datas dos exames e outros trabalhos; Livros que leu durante o curso; livros recomendados; Notas e, Planning do curso; Comunicaçäo do Centro aos pais; comunicação dos pais ao Centro; justificação de atrasos; justificação de ausências; Direcçöes e telefones de interesse!

A Infanta Leonor, tem boa educação, não tem?

Muito obrigado!
João Ondaka yasunga
(kabazuca07@gmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário