terça-feira, 10 de junho de 2008

Silêncio das vozes em Angola

Artigo de opinião assinado por Feliciano Filho (Brasil) *

Silencio das vozes, foi uma mensagens escatológica, que Deus, por intermédio do profeta Jeremias, adverte ao povo que um dia as vozes irão césar, e quando isso acontecer a terra se tornará em desolação. O texto dessa mensagem se encontra em Jeremias 7.34. Deus fala da voz de Alegria “pessoas”, a voz da Noiva “Igreja”, a voz do Noivo “Cristo”.

Porém, trazendo para o nosso contexto, usando um pouco de alegorias, essa mensagem transmite algo profundo, desperta a responsabilidade que essas vozes tem sobre a sociedade. Cangue ja disse: O que lhe precoupa é o silencio dos bons. Essas vozes se silenciaram e isso pode trazer uma série de conseqüências a quem tem a incumbência de usa-la, nas linhas a seguir a argumentação se voltará sobre o silencio das três Vozes em Angola.

A primeira voz é: A da Igreja, que no texto o nome usado é noiva, um tipo da Igreja. O que é a Igreja? Jesus disse aos Seus discípulos: “Sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra”, (At.1:8b). Igreja não é apenas testemunha e sim o corpo de Cristo, os fieis são membros desse corpos. Onde houver um cristão na face da terra é uma igreja. Qual é a sua finalidade? A última finalidade da igreja aqui abordada é a de testemunhar em todos os lugares e culturas, a finalidade da Igreja é ser uma voz. J. Herbert Kane fala que a Igreja é representados pelos membros do corpo, cuja a cabeça desse corpo é Cristo.

Nos séculos XII E XIII a igreja dominou a vida humana, em todos os aspectos, na Europa ocidental. O poder papal exercia uma autoridade muito além de qualquer autoridade civil, a Igreja estava muito difundida e bem organizada, de maneira a alcançar todos os homens com o seu domínio absoluto, nada podiam os homens fazer que ela não soubesse, em toda modalidade da vida mantinha ela o seu poder indiscutível e sua mão dominadora. A igreja fazia soar sua voz de autoridade divina e ninguém podia faze-lo calar. Nessa época o cristianismo romano era a religião oficial de todos os reinos. Houve cruzadas que tinham como objetivo fortalecer a igreja, e acabar com as intolerâncias políticas.

Na idade media, a Igreja já dera um grande contributivo a sociedade, os lideres cristão da Idade Média, dispunha de um poder quase absoluto sobre o povo, o que não é comum nos dias atuais. Apos a Idade Média os reformadores também deram uma grande contribuição diante da sociedade, modelaram, criticaram e uns ate acabaram com a escravidão.

A natureza da igreja no mundo implica declarar e demonstrar a verdade e o poder como componentes da existência e da missão no mundo. A igreja tem como finalidade mostrar ao mundo o fato de que Jesus está presente e é o único caminho para a salvação; e que Deus não é o criador que fez o mundo existir e se ausentou deixando-o a sua própria sorte, Ele se importa com os homens. Deus ama o homem, por isso, o principal objetivo do testemunho é reconciliar o homem com Deus. E este testemunho deve ser dado pela igreja através da comunhão, da proclamação, sendo uma voz e através do serviço cristão. Fé sem obra é morta.

Não é isso que vemos á igreja Angolana, estamos com muitos problemas, talvez alguns problemas que o País vive, pode não ser culpa do governo. Nós como igreja as vezes não fazemos nada, nunca vi em Angola uma igreja a exercer a verdadeira missão com os pobres, limpar as ruas da cidade, plantar arvores, não vejo creches, escolas etc. Parabéns a Igreja Metodista pela abertura da Universidade, embora tem a mão do governo.

A igreja em Angolana esta longe da verdadeira missão. Achamos que ser da igreja é apenas alguém que ouve, escuta, canta, dança bate palmas e não tem nada haver com a sociedade. Fico triste quando cristão diz que administração publica é do diabo. Igreja angolana! desperta, acorde faça algo, use a voz como noiva de Cristo, orienta os reis da terra. Proclamem trabalhos espirituais. Sua missão é essa, você igreja será perseguida, mais o teu noivo esta contigo, mostre a sua insatisfação contra á má gestão, lamenta os problemas da nação. Não se deixe vender por um prato de primogenitura. Não achas que os dólares ofertados pelos partidos podem te vencer.

A segunda voz é: A voz dos Profetas. Profeta vem da palavra hebraica, nabi, que vem da raiz verbal naba. Essa palavra significa: Anunciador, declamador e para tal serve a comunidade como uma voz de Deus para transmitir as mensagens de Deus, essas mensagens são freqüentemente recebida por alguma revelação ou discernimento. Antes de continua quero aqui fazer uma pergunta, será que Deus não tem dado revelação a nenhuma Angolano? Ou não temos profetas em Angola. E se temos onde estão que não se pronunciam acerca da situação do nosso País?

Lembram o profeta não é aquele apenas que recebe revelação de Deus, e sim aquele que vê, tem visão é vidente. Profeta é um titulo aplicado comumente aos profetas é: Homem de Deus, Onde estão os homens de Deus em Angola?

Os profetas estão calados. Não é possível uma nação com tontos problemas, físico, espiritual, social, político, separatismos e injustiça. Não é possível ouvir a voz dos profetas. Acho que os nossos profetas estão mortos, ou já se contaminaram? Quem sabe se venderam. Ah meu Deus! A voz dos profetas na pode se silenciar, todos os profetas que se silenciaram, a ira de Deus vieram sobre eles. Que não seja o nosso caso. Profetas de Angola, sua missão é maior do que a de presidente da Republica, brilhante do que a dos deputados, lindo do que a função de ministro.

Profeta! Sua missão é a coisa mais bela que um homem desejasse ser, você prevê o futuro, e já sabe quem vai vencer nessas eleições. Mas tem medo de proclamar e publicar sua profecia. Queria mesmo profetizar uma grande mudança, mudança de tudo, de ar, ambiente, política, partidária, clima, prosperidade e de caras. Mudança é coisa boa. Queria profetizar a entrada de mais jovens as instituições publica, queria profetizar em Angola, a existência de igrejas sérias que não falam, apenas em fogueira santa e sim em salvação do espírito e da alma.

Profetas de Angola levantem a voz, não te detenha, anuncia aos Angolanos os arautos divinos. Seja forte, querem te fazer parar, querem te comprar, querem ate que abandones o oficio de profeta para ser um mero político sem luz, sem ética, sem transparência cuja à alma esta comprometida com a mentira. Profeta de Angola entra nos palácios, saem dos quatros paredes do templo, entra na Assembléia Nacional, anuncia o quanto Deus esta triste com os deputados e ministros que não fazem nada em prol de povo de Deus. Levanta vai, calça teus pés na preparação da profecia, você foi ungido pra profetizar. Façam como Eliseu, Moyses, Elias, Davi, Samuel, e tantos outros. Esses profetas quando um governador, estava se desviando da direção de Deus e da justiça eram severamente repreendido pela voz dos profetas.

A terceira voz é: A voz do Povo. É verdade que nem sempre a voz do povo é a voz de Deus. A expressão veio do latim vox populi, vox Dei, traduzida quase literalmente. Desde milênios o povo simples considera que o julgamento popular é a voz de Deus. O povo que me refiro aqui são as pessoas, população, que nem tem nada haver com o sagrado, pessoas que tem uma voz, uma opinião. E é essa opinião que pode ser interpretado como a voz de Deus.

Na mudança da Teocracia para o patriarcalismo “democracia” O profeta Samuel ouviu a voz do povo e com a ordem de Deus, Samuel consagraria o Rei Saul, o 1º rei de Israel, como o grande líder político. Quando uma nação é mal gerido, a culpa é do povo que não soube escolher seu líder. No caso do povo Angolano, admite-se e se aceita um mero perdão. Por não ter sido o povo, nem sua voz que botou o presidente no poder. Ele foi indicado, foi lhe dado. Ate se ele falhar, não tem culpa. E fica uma questão de quem é a culpa? Não éramos uma nação democrática. E por outro a morte de Jonas de quem é a culpa? do povo? Ate que ponto que a voz do povo é a voz de Deus. E se esse povo não tem educação, cultura.

A opinião publica reclama, chora, lamenta e ninguém os ouve. Ate o Jornalista Ernestro Bartolomeu esta dentro da voz do Povo, e que foi barrado. A realidade é que hoje a opinião pública sente que as instituições político partidárias e os homens políticos foram despojados, viraram as costas. Não tem compromisso com publico, o País esta vendido. Salva-se quem poder, os estrangeiro dominam. África do Sul agüentou ate a ultima gota da água. É bem verdade que o povo tem o governo que merece, a muito tempo Angola ficou sem voz do povo. Sem eleições, sem pesquisa eleitoral. E o presidente no poder não se sabe se foi Deus ou se foi o povo que lhe colocou no poder.

Faço uma crítica, não aos maus governos, mas aos responsáveis por sua elevação aos cargos. E se fosse o povo, que escolhesse o seu presidente. Seja como for, mesmo escolhendo errado, a voz do povo é a voz de Deus. E isso será revelado nas próxima eleições se elas foram justas. Gostaria de terminar esta redação chamando a atenção de todos nós que fazemos parte deste corpo divino, Seja profetas, seja cristão, seja povo, temos que observar o papel da nossa voz, e que lutemos para que ninguém nos cale, para que vivermos a essência da igreja e as suas finalidades e honrar a Deus por todo o Seu amor depositado em nós. fiquem com Deus. Sola Dio Gloria.


Obs: Esta crónica não pretende expor exaustivamente o pensamento do autor. Destina-se apenas a propor a leitura de sua mensagem como forma de reflexão sobre um tema essencial nos dias que correm. Embora reconheça que a época não é a mais propícia a este tipo de exercício.

*Feliciano Filho.
Pos-graduado em Teologia
Graduação em Direito.
Pr.feliciano@hotmail.com


Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário