quarta-feira, 26 de março de 2008

O problema da FNLA só se resolve na “sessão do descarrego”?

No meio de tantas tristezas que temos que carregar ainda temos que suportar a da FNLA (Partido da Frente Nacional de Libertação de Angola). Este partido, pleonasticamente, está partido. Está muito longe daquela FNLA dos anos 1974, valente, com ideologia, com objetivos, com páginas heróicas escritas. Agora só sobraram migalhas. O que ainda nos faz lembrar de que se trata da FNLA é quando vemos a bandeira, que não está sendo mais honrada, meio escondida entre os delegados na sessão de discussão ou melhor do "emburra-emburra".

Fala-se muito em união e não é exercida. A idéia de partido está sendo comida. Está tudo sendo corroída secretamente. Está ruindo, como se o partido tivesse sido construído sobre areia do mar. E tudo de uma só vez. A FNLA mais parece uma escola de samba ou uma religião. Só ouvimos falar de ala. Ala de um, ala do outro, ala de Lucas Ngonda, ala de Ngola Kabangu, ala de Carlinhos Zassala, ala dos que não conseguem entender mais nada. Ala, ala... prende a língua no céu da boca. Mais parece com alguém que está aprendendo o árabe. Impressionante é que os homens ainda não se deram conta de que as eleições estão chegando.

Uma coisa difícil de se entender é que o partido possui estatutos. Tem tradição mas fica marchando passo. Estão perdendo espeço para partidos fundados ontem. Isso é muito azar. O mundo está caminhando e o partido não sai do mesmo lugar. Quando dá um passo para frente, melhor nem sorrir porque imediatamente dá uma passo para trás. Volta no seu lugar preferido, no seu habitat. É um caos. Parece que a FNLA, hoje, existe para não funcionar. Para cada um que puxa o partido em direção do progresso, aparece outro que puxa em direção do retrocesso. Para cada um que procura unir, outro para desunir. Em vez de fiscalizar o partido no poder, este partido existe só para "atrapalhar-se". É a galinha que come seus próprios ovos. É incrivel. O indivíduo da FNLA é lobo de seu correligionário.

Uma ala quer controlar a FNLA por ideologia, outra o stalinismo oculto, outra por narcisismo, que nem Freud explica. Se a FNLA não abrir olho, em breve, alguém irá encontrar uma explicação universal para esta vergonha que estamos presenciando.
– ah! "irmãos" algum partido fez um tremendo “despacho” contra nós e botou o nosso partido na roda. Agora vamos participar da sessão do descarrego no tribunal de grandes causas.
– Bem, estou aqui com roupas pretas e fitas vermelhas. Estamos aqui para abrir a sessão do descarrego, desta super-terça. Cuidaremos da FNLA, que é o cliente que está em situação mais difícil. Para que tenhamos sucessos, temos aqui sal grosso, uma mesa branca, um copo de água proveninente de Dombe Grande. Vamos quebrar toda maldição. Espera aí.... Estou sentindo vibrações estranhas. O nosso cliente está possuído pelo capeta. Vamos interrogar este demônio.
– Quem é você?
– Eu soooou a pomba giiiiiira, esposa de Exú. Também tenho o nome cabalístico de Klépoth,
rainha de 7 catacumbas.
– De onde você vem? Escreva neste pedaço de papel, para termos tudo documentado.
– Eu andei milhares de kms.
– Escreve-se "km". Não se colocam, as unidades, no plural.
– Que horas você se poderou deste partido?
– 8 hs.
– ou seja, 8 h. Eu já disse que não se colocam, as unidades, no plural. Você não passou na escola? Seu governo não investe na educação? Deixe esse papel para lá. Agora responda: o que você tem feito neste partido?
– Destruí-lo.
– Você está agindo sozinha?
– sim...
– Você está neste partido porque quer ou porque foi enviada?
– Fui enviaaaaaada!!!
– Quem te enviou? Alguém deste partido ou de partido adversário?
– Do partido adversário para enfraquecê-lo e neutralizá-lo completamente e fazê-lo um partido super-marionete. Assim, poderão enganar a opinião pública internacional de que há partidos da oposição, mas que no fundo está tudo dominado.
– Que partido é esse que contratou o seus serviços?
– É....... o......
– Fale! Fale a verdade! "Fazer a revolução é informar com verdade"!
– Nós só não atrapalhamos estrangeiros. Nosso primeiro alvo são partidos da oposição, principalmente do porte da FNLA, depois outros partidos e por último os angolanos, em geral.
– Prezados amigos aqui presentes: vocês estão entendendo a gravidade da coisa? Esse demônio é muito ruim. Um partido fez magia, macumbaria e feitiçaria (“Tché, fique queito aí demônio!). Hoje vamos quebrar esta maldição e vamos jogar na fogueira bendita do sheol. Não basta entrar neste tribunal, tem que buscar uma unção, para que este demônio nunca mais volte neste partido. Continuemos com o interrogatório.
– Quais as áreas em que você vem atuando?
– Em todas. A minha missão é causar confusão, para que as alas não se entendam e nenhuma também abandone o partido. Causo frieza, indisposição entre eles. Quando eles dormem, escutam sons, vêem vultos circulando pelas janelas. Além da destruíção de uniões estáveis e outras doenças incuráveis e não diagnosticadas, causo a solidão, angústia, depressão, desentendimentos ahahaha.
– Olhem aqui, oh! Alguém amarrou os caminhos deste partido. Vocês estão entendendo? Isso é um encosto partidário muito sério. Olho gordo. Isso é rosa de bruxaria. É por isso que este partido não vai para frente. É por isso que há desunião e muita discussão entre estes "irmãos". Só vivem lavando roupa suja em público. Depois desta sessão, a vida partidária destes "irmãos" mudará. Uma salva de palmas, companheiro! Amén?
– Precisamos mais força. Todos cantemos: Angola... Angola, e depois marchar: angolanos avante. "Angola oie...., oie, oie... Angola oie...., oie, oie. Eu orgulho-me de ser angolano, nossos antepassados resistiram aqui...).
– Oh, demônio! Saí deste partido! Eu ordeeeeeno! (senão ficaremos desmoralizados)
– Não vou sair. Aqui está bom demais. Eu botei venda nas vistas deles e não estão enxergando nada.
– Que demônio atrevido!. O poder deste tribunal vai se manifestar agora. Vou determinar a libertação em todos aspectos. Estendam as mãos, por favor! vamos, vamos, sem demora! Vamos todos contar até três. Um..., dois... três, já!.
– Amiga, saia deste partido. Este partido não mais pertence a você!
– Ai, ai, ai...
– Está quebrada a maldição. E agora, partido, como você está?
– Estou bem, só que estou fraco. Agora posso ver e entender melhor. Como nós permitimos que este tempo todo estivéssemos uns contra os outros?
– Então se preparem para próximas eleições. Vê se criam vergonha e conseguem mais de 5 cadeiras na Assembléia.
– Que benção. Agora vou embora.
– Esqueceu de entregar a “ga$o$a”, irmão!.

É isso que acontecerá com a FNLA, se os "irmãos" não tomarem juízo. Os problemas da FNLA serão resolvidos numa "sessão de descarrego". Como sobremesa, ficar fora das eleições legislativas. O que fazer?!

2 comentários:

  1. Olá! Estou Wangbu. Estou das Filipinas. Você tem um belo site. Estou feliz por estar aqui.

    ResponderExcluir
  2. Eu visitei o seu blog:
    http://www.hulag.blogspot.com/ gostei do conteúdo e formato. Sucessos

    ResponderExcluir