O partido UNITA larga com pé direito e sai na dianteira da corrida eleitoral. No sorteio realizado esta tarde ditou a seguinte ordem de partidos no boletim de voto:
1º União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA)
2º Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA)
3º Frente Nacional de Libertação de Angola (FNLA)
4º Partido de Renovação Social (PRS)
5º Nova Democracia - União Eleitoral (ND)
6º Frente Unida para a Mudança de Angola (FUMA)
7º Conselho Consultivo Político da Oposição (CPO)
8º Partido Popular para o Desenvolvimento (PAPOD)
9º Convergência Ampla de Salvação de Angola (CASA-CE).
Os três primeiros partidos (UNITA, MPLA e FNLA) fizeram parte dos movimentos armados de libertação do país. Portanto, o sorteio foi complacente com a história.
Para as eleições concorrem cinco partidos políticos (UNITA, MPLA FNLA, PRS e PAPOD) e quatro coligações (CASA-CE, ND, CPO e FUMA).
A CASA-CE apesar de estar na última colocação ficou bem posicionada se levarmos em conta a este tipo de eleição (chapas).
As eleições ocorrerão no dia 31 de Agosto do corrente ano. Os partidos e coligações admitidos às eleições disputam 220 lugares da Assembleia Nacional. Os dois primeiros candadatos são candidatos a Presidência e vice-presidência do País (via indireta), caso o partido venha a ser declarado vencedor.
A cerimônia do sorteio da ordem do Boletim de Voto foi coordenada pelo Presidente da CNE e assistida pelos Juízes Conselheiros do Tribunal Constitucional, pelos mandatários dos 9 concorrentes as Eleições Gerais, pelos membros da CNE, Entidades Religiosas, corpo diplomático, funcionários da Comissão Nacional Eleitoral e pelos jornalistas dos órgãos de Comunicação Social, que também cobriram e transmitiram em directo para todo o pais e para o estrangeiro através da TPA internacional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário