O nosso país deveria realizar eleições todos anos. Primeiro para Deputados e presidente da República, no ano seguinte autárquicas, depois um plebiscito e assim por diante.
Tudo porque depois que se anunciou a data da realização das eleições a TPA (TV pública) praticamente parou de noticiar problemas do país. Não que eu seja a favor de problemas. Mas também não creio que tenham desaparecido de um dia para outro.
Se alguém assistir o noticiário da TPA pela primeira vez pensará que Angola é um país ideal. Do início ao fim só se vê obras em andamento, inaugurações (normalmente de uma parte da obra fazendo com que a mesma obra seja inaugurada até "n" vezes; inauguração da primeira fase: 20 das 100 casas; depois a inauguração da segunda fase: mais outras 20 das 100 etc; se for a estrada de 100 km, inaugura-se o primeiro troço de 10 km e assim sucessivamente), o Primeiro Secretário de um partido político a fiscalizar as obras uniformizado com cores do partido.
Os entrevistados, normalmente os populares, estão afinados sob mesmo diapasão; antes mesmo de inciar a entrevista o indivíduo já sabe o início e o fim daquilo que dirá: "o executivo está mesmo a trabalhar. Antes nós não tínhamos água. Era tudo difícil. Com a inauguração deste chafariz as coisas agora vão ficar fáceis. Agora estamos mesmos felizes". O primeiro secretário abre a torneira, lava as mãos, bebe (não sei se chega mesmo a beber ou só representa), pega uma bacia já cheia, ajuda a colocá-la sobre a cabeça de uma senhora. O "jornalista fecha sua matéria afirmando: " Este é um dos ganhos da paz".
Nenhum comentário:
Postar um comentário