Começou hoje a 10ª edição do Campo Nacional de Férias dos Estudantes Universitários - Canfeu que decorre até ao dia 25 do corrente na cidade de Saurimo, província da Lunda Sul.
Estima-se que cerca de 1600 estudantes universitários de instituições estatais e privadas mormente ligados ao MPLA, partido no poder, (uniformizados à rigor com uniforme da JMPLA), numa iniciativa do Secretariado Nacional da JMPLA.
Na abertura, Sérgio Luther Rescova, Secretariado Nacional da JMPLA, apelou aos jovens para não se deixarem distrair por pessoas que nada mais fazem, senão desmotivarem, faltarem respeito às autoridades e mancharem o nome do MPLA e do Presidente.
A cerimónia de abertura da 10ª edição do Canfeu foi marcada pelo desfile das delegações provenientes das 18 províncias do país que, de forma breve, apresentaram traços culturais de cada região.
O evento já foi realizado nas províncias do Huambo (2003), Huíla (2004), Kwanza Sul (2005), Cabinda (2006), Benguela (2007), Kwanza Norte (2008), Bié ( 2009), Uíge (2010) e Kuando Kubango (2011).
No Brasil existe a UNI - União Nacional dos Estudantes, uma instituição apartidária, formada por estudantes universitários de todo país cuja principal luta é por uma reforma universitária que garanta a qualidade, democratize o acesso e garanta a permanência dos jovens na Universidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário