Bento Kanganda venceu (é isso mesmo) por 3 a 2 a forte equipe do Petro de Luanda, em futebol, no passado domingo, 26 de Junho, no estádio Nacional “11 de Novembro” em Luanda.
As duas equipes disputavam a liderança, a duas jornadas do fim do primeiro turno. O Petro de Luanda encontrava-se na segunda posição com a diferença de apenas 1 ponto.
O jogo prometia. Na verdade foi daqueles jogos que no jargão do futebol diz-se ser “jogo de 6 pontos“. Com a vitória a equipe de Palanca (Bairro de Luanda) isolou-se na liderança. Não está a ver nenhum concorrente pelo retrovisor.
Foi a primeira vez que assisti a uma partida do nosso campeonato da primeira Divisão do início ao fim ( 90minutos ), pela TV é claro, nos últimos 26 anos. A última que o fiz foi em 1985, na época de Maluka, Sarmento, Jesus, Vata, Ndunguidi, Dongala, André, Garcia etc. Os jogos que tentei assistir de lá para cá mais convidaram-me para um bom sono: bola alta e chute para frente e todos atrás da bola. É deprimente. (Angola está muito longe do futebol praticado na década 80 e na música década 70).
Uma coisa que precisa ser destacada: Bento Kangamba ( “o empresario da Juventude” como é conhecido) é o dono da equipe Kabuscorp (Kangamba Business Corporation Lda). Ele se considera tão dono da equipe que sempre que termina o jogo é ele que dá as entrevistas. O técnico só o faz por mero descuido.
Uma coisa que chamou-me atenção foi o fato de Kangamba ter dedicado a vitória ao “ mais velho Avelino”, seu recente sogro, que é irmão do presidente da República. Ele quebrou com uma eterna tradição de se dedicar vitórias ao presidente da República. (Pensando bem, ele já conseguiu tudo que queria, mas pode pensar em ser Ministro da Juventude e Desportos...)
Kabuscorp é uma equipe que tem futuro em Angola, aliás não é por acaso que com uma década e meia de "vida" está presente em muitas modalidades e sempre nas primeiras posições. Ainda, deve ser a única equipe angolana que “catequisa” e consegue converter para suas hostes mais simpatizantes. O resultado é visível nas ruas no dia do jogo e, principalmente, quando a seleção angolana joga. Por enquanto, em termos de arregimentar pessoas só deve perder para Igreja Universal.
Urra...tenho que reconhecer que alguma coisa está a ser bem feita pelo "Empresário da juventude" na àrea desportiva. Desde que haja outros vencedores do "Gira" que não os tradicionais "aspirantes ao título" já dá outro alento ao campeonato. Um bem aja.
ResponderExcluirAgora o dono ou os donos do recreativo da Caála deve(m) pedir algumas dicas ao kangamba, porque pelo andar da carruagem é que nem permanecer na primeira divisão conseguirão.
Espero assistir hoje a estreia das equatorianas na Alemanha, que façam melhor que as nigerianas e que dignifiquem o continente.