quinta-feira, 3 de junho de 2010
Os 15 erros que devem ser evitados ao demitir um profissional ou terminar um noivado, namoro, casamento etc
Todos os leitores deste blog são chefes. Assim, por favor, senhores chefes, não devemos incorrer a determinamos erros sempre que demitirmos a um de nossos colaboradores.
Em seu trabalho, Araújo indica "15 erros que devem ser evitados" ao demitir um profissional da equipe:
1. Não planejar o processo de desligamento e suas implicações;
2. Deixar de fornecer esclarecimentos quanto ao verdadeiro motivo do desligamento;
3. Comparar o demitido com outros integrantes da equipe;
4. Delegar a comunicação do desligamento para outro líder;
5. Não fazer avaliações periódicas que permitam ao funcionário corrigir possíveis erros que esteja cometendo;
6. Não saber explicar ao demitido quais são os próximos passos do processo - tramite interno;
7. Não saber apresentar quais são os direitos trabalhistas;
8. Criar expectativas de que o profissional poderá ser recontratado no futuro, quando isso não for verdade;
9. Efetuar o desligamento logo após a volta das férias;
10. Realizar a comunicação sobre o desligamento no fim do expediente;
11. Efetuar o desligamento em datas marcantes, como no caso do aniversário ou Natal;
12. Realizar o desligamento na presença de outras pessoas;
13. Não permitir que o demitido se manifeste após deixar claro que o caráter da ação é definitivo;
14. Acompanhar, de forma ostensiva, o demitido, durante o período que permanecer na empresa;
15. Cortar acesso ao restaurante, computador, sem avisar previamente.
Fonte: http://www.administradores.com.br/informe-se/carreira-e-rh/conheca-15-erros-mais-comuns-ao-demitir-um-profissional/34036/
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