Todos os leitores deste blog são chefes. Assim, por favor, senhores chefes, não devemos incorrer a determinamos erros sempre que demitirmos a um de nossos colaboradores.
Em seu trabalho, Araújo indica "15 erros que devem ser evitados" ao demitir um profissional da equipe:
1. Não planejar o processo de desligamento e suas implicações;
2. Deixar de fornecer esclarecimentos quanto ao verdadeiro motivo do desligamento;
3. Comparar o demitido com outros integrantes da equipe;
4. Delegar a comunicação do desligamento para outro líder;
5. Não fazer avaliações periódicas que permitam ao funcionário corrigir possíveis erros que esteja cometendo;
6. Não saber explicar ao demitido quais são os próximos passos do processo - tramite interno;
7. Não saber apresentar quais são os direitos trabalhistas;
8. Criar expectativas de que o profissional poderá ser recontratado no futuro, quando isso não for verdade;
9. Efetuar o desligamento logo após a volta das férias;
10. Realizar a comunicação sobre o desligamento no fim do expediente;
11. Efetuar o desligamento em datas marcantes, como no caso do aniversário ou Natal;
12. Realizar o desligamento na presença de outras pessoas;
13. Não permitir que o demitido se manifeste após deixar claro que o caráter da ação é definitivo;
14. Acompanhar, de forma ostensiva, o demitido, durante o período que permanecer na empresa;
15. Cortar acesso ao restaurante, computador, sem avisar previamente.
Fonte: http://www.administradores.com.br/informe-se/carreira-e-rh/conheca-15-erros-mais-comuns-ao-demitir-um-profissional/34036/
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