É muito complicado comemorar o dias das mães em Angola. O motivo é simples: Os Católicos comemoram no primeiro domingo do mês de maio e os evangélicos no segundo domingo de maio.
Nessa confusão toda, o indívíduo precisa saber a denominação a que a mãe pertence para desejar o "Feliz dias das mães". Na dúvida, as pessoas se calam. Ou seja,dias das mães em Angola acaba sendo um dia morto, sem muito relevo social.
O Brasil resolveu bem o problema. Em 1932, o então presidente Getúlio Vargas oficializou a data do segundo domingo e em 1947 o Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro Dom Jaime de Barros Câmara determinou que essa data fizesse parte do calendário oficial Católico.
Portugal, via de regra, o dia das mães é comemorado no primeiro domingo de maio. Há paises que comemoram o dias das mães em março (Georgia), Abril (Grécia), Maio (México), Agosto (Tailândia), Dezembro (Panama) e outros têm datas variáveis.
Seja no primeiro, segundo ou nenhum dos dois, aqui ficam meus votos de gratidão e felicidades a todas mães que são os alicerces de nossa sociedade. Não é fácil criar uma criança, principalmente nesta época de duplas jornadas das mães. Na prática, mãe não tem um dia específico. Todo dia é dia de mãe.
Para facilitar as coisas devemos ter em conta que dia da MÃE é todo dia. Por isso ame, acarinhe e respeite uma MÃE todos os dias. Um feliz dia à todas, e para quem poder ouvir dedico a música de Paulo Flores "Minha velha".
ResponderExcluiraquele bebé no colo e o Obama certo
ResponderExcluir