quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Ser ou não ser autor da obra, eis a questão!


No dia 21 de Janeiro de 2009 o Político Pitra Neto, formado em Direito pela Universidade Agostinho Neto, apresentou um livro de "sua autoria", em Luanda, com o título: “MPLA e as eleições legislativas de 2008, as nossas razões para a vitória”.

Na obra, de 172 páginas, editado pela Nzila, o ex-presidente do MPLA fornece detalhes que estiveram na base da vitória do partido, nas eleições legislativas de 5 de setembro de 2008, quando os “camaradas” obtiveram cerca de 82% dos votos.

No entanto, um artigo publicado no “
Correio do patriota” (22 de Janeiro de 2009), não assinado (sugere que tenha sido escrito por um correligionário), critica Pitra Neto, acusando-o de ser “cabulador” por não ter citado as fontes consultadas e ter omitido os co-autores, e especula a intencionalidade do livro. Eis a íntegra do artigo:

"O plágio de António Pitra Neto"

Sempre tive uma impressão positiva em relação ao Dr. António Pitra Neto, enquanto intelectual e tecnocrata. Sempre me pareceu uma pessoa muito equilibrada, modesta e humilde e uma das grandes cabeças do Angola de amanhã. Vivi com esta impressão até ontem, dia 21 de Janeiro, – um dia importante na história africana; um dia em que África perdeu um dos seus melhores filhos, que nem preciso citar.

Com a publicação desta pseudo-obra, porque não a posso chamar obra e ridículo até se torna quando afirma que pode servir como matéria de consulta para muitos mestrados e/ou doutoramentos, a imagem do Dr. Pitra Neto fica completa e definitivamente manchada.

Deste “conjunto de artigos”, só extraio uma leitura possível: o Dr. António Pitra Neto nem sequer leu este livro, porque a meu ver não foi escrito nem estruturado por ele, salvo as páginas 23, 24, e 25 desta compilação de textos do Partido. O trabalho é tão medíocre que não acredito que seja da sua autoria! Esta compilação de textos, categoricamente, não foi escrita pelos consultores, que o Dr. Pitra Neto muito preza, mas sim por bajuladores da sua pessoa, por sinal muito medíocres. Se estiver errado nesta minha análise é porque Dr. António Pitra Neto nos tem enganado durante todos estes anos, a todos sem excepção.

Consideramos estes textos como um plágio, porque o rigor científico recomenda-nos a citar as fontes. Por outro lado, teria sido muito mais correcto se estes textos fossem publicados pelo Departamento de Informação do MPLA, por serem documentos de autoria de várias pessoas do mesmo partido. Não são documentos de sua autoria! Com esta pseudo-obra tentou vender-se, promover e manter viva a sua imagem dentro das estruturas do partido, estando ainda por saber com que propósito – quando ele próprio afirma que é tecnocrata e não é político e está doente para outras tarefas…

A Estratégia Eleitoral do Partido não é da autoria exclusiva do Dr. Pitra Neto… Isto é uma grande falta de modéstia! Nem quero falar da estrutura do livro e do seu conteúdo, porque é uma grande vergonha…Parece mais um trabalho de fim de curso da escola profissional à Pitra Neto.

O que se pode depreender da pág. 19 “As Nossas Razões para a Vitória”? Absolutamente nada! É mesmo vergonhoso para a inteligência do MPLA, porque os Angolanos são muito mais inteligentes. Pretende o Dr. Pitra Neto ser candidato ao cadeirão presidencial com esta obra? Não posso acreditar! Algo está errado; alguém quis promover Pitra Neto e prestou-lhe um péssimo trabalho.

Se esta obra é mesmo de autoria de Pitra Neto, então o Sr. Presidente deverá encontrar outro candidato, porque este é muito fraco, mesmo muito fraco. Pode ser muito bom em estratégias para destruir os verdadeiros quadros do MPLA, usando os seus capangas que nem irei citar, porque será objecto de um outro artigo a publicar brevemente. Cada vez mais me convenço que depois do Sr. Presidente José Eduardo dos Santos, só restará o Caos.

Na pág. 23, o Dr. António Pitra Neto perde completamente a modéstia, quando afirma que foi mentor ou parte da equação, da gestação e execução das diferentes tarefas conducentes às negociações de Paz, sempre no singular e não como equipa. Quando não conseguia impor suas ideias, inventava dores de cabeça e ficava fechado no quarto do Hotel, chegando mesmo a abandonar as negociações. Ele não deveria dizer porque não esteve em Lusaka!?! (para ser coerente com ele mesmo).

Com o lançamento desta publicidade barata, fica claro que Pitra Neto e os seus seguidores querem assaltar o cadeirão presidencial, para perpetuar os princípios pidescos, mas sem o apoio directo e visível do Sr. Presidente José Eduardo dos Santos. O lançamento desta publicidade não é algo aleatório, mas enquadra-se na estratégia gisada no congresso de 2003, de assalto ao Partido. As estruturas de base do Partido não melhoraram, beneficiaram sim de um fluxo de dinheiro em tempo das vacas gordas, mas como será no futuro?

Hoje vejo que o Senhor Pitra Neto não quer acabar politicamente no seio do Partido, porque tem uma agenda clara sobre o seu futuro, e até acho muito bem que a tenha, mas atenção… Nem todos estão distraídos e nem todos são medíocres, mesmo no seio do MPLA.

Quero continuar a acreditar que Pitra Neto não é este livro, mas que é muito mais e muito além.

Fonte:
Correio do patriota

Nenhum comentário:

Postar um comentário