segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Por dentro do Huambo




Huambo é considerado também o coração de Angola por estar localizado na região Centro do país.

Fundada a 21 de Agosto de 1912, pelo português Norton de Matos, a então Nova Lisboa ascendeu a categoria de cidade um mês depois, precisamente a 21 de Setembro.
Como província ela possui 11 municípios, nomeadamente Huambo, Bailundo, Ekunha, Caála, Katchiungo, Londuimbali, Longonjo, Mungo, Tchicala Tcholohanga, Ukuma e Tchindjenje.

É limitada pelas províncias de Kwanza-Sul, Bié, Huíla e Benguela, possuindo uma área de 35 mil 771 quilómetros quadradados. A sua população, estimada em mais de dois milhões de habitantes, é predominantemente da etnia umbundo.

Com um clima tropical de altitude, frio, saudável e com sol na primavera, desta zona irradiam numerosos rios e riachos em direcção ao litoral e países vizinhos. O ponto mais alto do país, o Morro do Moco, com dois mil metros de altitude, situa-se precisamente nesta província.

A província é grande produtora de batata rena e doce, feijão, milho, arroz, trigo, mandioca, soja, hortícolas variadas, citrinos, e criadora em grande escala de gado bovino, caprino, suíno, ovino e cavalar.

Fonte: Jornal de Angola

Nenhum comentário:

Postar um comentário