Agora, já não há mais respeito. Vira e mexe militantes da FPD são presos arbitrariamente, sem nenhum fundamento na lei em vigor no país. Muitas vezes, alguns têm pouca sorte. São colocados em celas de um metro quadrado, aquelas que não servem nem para cachorros, principalmente se se alimentam de carne de vaca que vem da fazenda fresquinha todas semanas, celas cheias de urina, sem refeição adequada o que leva a sérios problemas de saúde de inocentes, como úlceras. Isso chama-se torturar sem deixar marcas físicas, para que não tenham problemas com direitos humanos. Tudo isso porque não são do MPLA (Partido no poder).
Recentemente, um compatriota foi submetido a uma dessas sessões. Entre as várias questões que lhe foram colocadas pelas autoridades policiais realça-se a pergunta:
- Por que razão você não é do MPLA?
António André Lourenço foi detido, às 7 da manhã, em Ndalatando acusado de "recolha de cartão de eleitor". Se essa deteção tivesse sido feita pelos partidos da oposição, seriam acusados de serem partidos comandados por criminosos ou de fazerem parte do "eixo do mal", entre outros adjetivos.
No entanto, desta vez, o presidente do Partido, Filomeno Vieira Lopes, bateu o pau na mesa. Já conversou (17 de maio de 2008) com o governador da província do Kuanza Norte solicitando a sua imediata e incondicional libertação.
Para mais informação:
Representante FpD KN – Vasco Miguel - 925613576
Contacto Governador do Kuanza Norte:923318867
Contacto 2º Comandante Municipal do Kuanza Norte: 924028447
Aproveite conhecer o currículo do Presidente da FPD
Nome: Filomeno Vieira Lopes,
1. Filho de Félix Vieira Lopes e de Francisca Custódio Vieira Lopes
2. Nascido a 11 de Janeiro de 1955, em Luanda (Angola)
3. Licenciado em Economia pelo ISE, hoje, ISEG, Lisboa 1982. Perito Contabilista, Luanda, 1974. Cursos e Seminários diversos na área dos Petróleos, Administração e Finanças.
4. Profere aulas na Universidade Católica por substituição pontual de docentes e a seu convite. Regente e docente da cadeira de Projectos Económicos na Faculdade de Engenharia (1987-88) e da cadeira de Gestão de Empresas na Faculdade de Economia da Universidade Agostinho Neto (1990-1992) de onde foi suspenso de leccionar por presumíveis razões de índole política.
5. Economista Especialista para a área de Finanças da Sonangol (desde 2002); Membro "de jure" (eleito) do Conselho de Administração da Sonangol em 1991 mas nunca tomou posse por alegadas razões de falta de "confiança política". Director do Plano da Sonangol e Presidente da Comissão de Gestão da Base do Kwanda, Associação Sonangol-Bouygues Off Shore (1989-1991); Consultor e Auditor sénior em Portugal (1978-1985) em empresas de Projectos Económicos e de Revisores Oficiais de Contas. Técnico de Contas da Inspecção Geral de Crédito e Seguros (Luanda, 1975). Contabilista da Cooperativa Alegria pelo Trabalho (1973-75), empregado de escritório da Casa do Pessoal da Imprensa Nacional de Angola (1971-1973).
6. Presidente do Partido Político Angolano, Frente para a Democracia, FpD, eleito em Junho 2007; Secretário para os Assuntos Parlamentares e Cívicos da FpD (1997-2007) de que foi fundador em 1991 e seu Secretário Geral até 1997. Exilado em Portugal de 1975-1995; Membro cooptado para o Comité Central do MPLA e da Comissão Directiva de Luanda em 1975 e co-responsável pelo Departamento de Organização de Massas.
7. Membro fundador das seguintes associações: Liga Jubileu 2000, responsável pela área da Dívida e Transparência; da Associação Cívica Angolana, ACA (1990), da Liga Africana onde é Vice-Presidente do Conselho Fiscal, do Grupo Angolano de Reflexão para a Paz (1996) e do Grémio ABC. Membro do Conselho Fiscal da ADRA – Associação para o Desenvolvimento Rural e Ambiente – e igualmente membro da Associação Fiscal de Angola. Presidente Honorário da Associação "Jovens Mensageiros da Paz". Membro honorário e Assessor para a Área de Formação da AJECO (Associação dos Jornalistas Económicos).
8. Realiza conferências e estudos nos domínios político, económico e social. Presta consultoria económica e social a organizações nacionais e internacionais.
9. Foi Vice-presidente do Grupo Desportivo, Petro Atlético de Luanda (1986-1992), de onde saiu por razões políticas
Publicado no portal Club-k-angola.com
0 comentários:
Postar um comentário