quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Universidade que mais acolhe angolanos no Brasil pega fogo

Um incêndio de grandes proporções irrompeu na sede da Universidade Tuiuti do Paraná (Curitiba), Campus Champagnat, instituição de ensino superior que mais recebe angolanos no Brasil, na terça-feira de carnaval de 2008, dia 5 de fevereiro, atingindo pelo menos dois blocos.

O Incêndio teve início por volta das 18h30 tendo se espalhado rapidamente pelo edifício. As paredes internas destas edificações são de madeira. O fogo só foi controlado por volta de 21h45 pelos bombeiros. Não há informações sobre feridos. Felizmente, o sinistro acontece num dia sem aulas. Aliás, quando faltam 7 dias para o início do ano letivo.

As causas do fogo ainda não foram identificadas. Segundo os bombeiros, pode ter sido uma pane elétrica. No entanto, os Peritos do Instituto de Criminalística irão ao local para identificar a sua origem.

Um dos prédios atingido é o segundo maior da universidade. O incêndio atingiu 49 salas de aula, seis laboratórios, com produtos infamáveis, a sala de coordenação e a capela. Isso corresponde a toda a ala de Odontologia, no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, que tinham pelo menos 50 anos.

Estudam no campus 3,8 mil estudantes de dez cursos, todos da área de Saúde, nomeadamente: Farmácia, Fisioterapia, Ciências Biológicas, Biomedicina, Enfermagem, Fonoaudiologia, Nutrição, Medicina Veterinária, Psicologia e Terapia Ocupacional. A "Tuiuti" é uma das maiores instituições de ensino particular de Curitiba, com 10 mil alunos, de 52 cursos de graduação, 4 mestrados e 1 doutorado, nos cinco campi.

Por outro lado, a “Tuiuti” é uma das Instituições de ensino superior que mantém convênio com a FESA (Fundação Eduardo dos Santos), vigorando por mais de 8 anos, com resultados visíveis. Há poucos dias, por exemplo, um estudante angolano, finalista do curso de Engenharia Elétrica foi premiado como o melhor aluno do curso.

Atualmente, mais de meia centena de estudantes angolanos estuda lá, distribuídos nos mais diversos cursos, com grande concentração na área bio-médica, exatamente a atingida. Esses jovens se preparam para levar os conhecimentos ao nosso país (se regressarem! é que falta-nos uma política de reintegração de quadros angolanos provenientes do exterior. Uma sugestão para a nossa princesa!).

Foto acima feita durante os primeiros minutos do Incêndio.
Fonte. BemParaná

2 comentários:

  1. Cangue
    Que bom que vivitou meu bloguinho o Comment! Com certeza estamos juntos nessa de ler e reler o nosso povo, a nossa paátria, a vida...Estamos Juntos!
    Talvéz não este ano no RJ, mas no próximo já em Luanda onde pensamos acontecr o III Forúm de angolanistas, creio que até la sua pesquisa estará completissima, e com melhor espaço e oportunidade de apresentação, permita-me dizer que você é um homem de ciência que admiro muito e passo a gora a ler-te também como crítico de nossa realidade... Grandes abraços e uma faixa preta pelo desastre na Universidade.

    ResponderExcluir
  2. BOA NOITA À TODOS.GOSTARIA DE SABER SE SAIU O RESULTADO DOS PROFESSORES APROVADOS PARA LECIONAR EM ANGOLA?

    ResponderExcluir