sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Qual o segredo da cidade onde se vive dez anos mais e melhor?



Exercícios fazem parte da rotina dos moradores de Loma Linda (Foto: BBC)

Em meio a uma paisagem urbana cercada por fast foods e lojas de conveniência, uma cidade na Califórnia conseguiu manter bons hábitos alimentares e alcançar uma expectativa de vida dez anos mais alta que a média dos Estados Unidos.

Estudos mostraram que os habitantes de Loma Linda vivem até dez anos a mais do que a média dos americanos (79 anos) e chegam à idade avançada com uma saúde melhor.
É um fenômeno notável em um mundo onde o custo da crise de obesidade é reconhecido como sendo tão prejudicial quanto o de fumar ou dos conflitos armados.

A longevidade tem ligação com a religião da comunidade. Os adeptos da Igreja Adventista do Sétimo Dia compõem cerca de metade dos 24 mil habitantes do local. É uma comunidade cristã evangélica que segue diretrizes rigorosas sobre alimentação, exercício e descanso.

"Os dados são claros. Foram publicados e revisados", diz Wayne Dysinger, presidente do Departamento de Medicina Preventiva da Escola de Medicina da Universidade de Loma Linda. "Não há muita dúvida de que as pessoas que seguem este estilo de vida vivem mais tempo."

'Templo' do corpo

Loma Linda - em espanhol, "colina linda"- fica 100 km a leste de Los Angeles. É conhecida como a meca da vida saudável há décadas.

A cidade foi adotada pelos fundadores da Igreja Adventista do Sétimo Dia, que na virada do século 20 compraram uma propriedade na área. Ellen White, uma das líderes e pioneiras da Igreja, afirmou que se encantou com o charme do lugar.

Branca, pequena e com uma personalidade forte, ela inspirou os ensinamentos da Igreja sobre questões de dieta, exercício e estilo de vida. White alega que suas crenças são baseadas em experiências visionárias - sonhos e conversas com Deus.
"Ela classificou o tabaco como um veneno maligno e lento em 1864", diz Richard Schaefer, historiador da biblioteca da universidade. Isso foi cem anos antes de a autoridade de saúde pública americana abordar o tema.

White, que tinha pouca educação formal, disse que o álcool danifica o cérebro. Ela também escreveu sobre os perigos de consumir muito sal.

"Os motivos disso eu não sei, mas repasso a vocês as instruções que me foram dadas", disse a pioneira, parafraseada por Schaefer.

Os adventistas creem que sua longevidade esteja ligada ao respeito pelo corpo humano como um templo do Espírito Santo.

"Vocês têm o dever de reservar esse templo para o serviço de Deus, porque Ele nos fez", explica o pastor aposentado Belgrove Josiah.

"Por causa desse princípio, estamos muito preocupados com o que colocamos em nossos corpos."

"Não descartamos a ciência médica no geral, porque ela está muito relacionada com nos guiar sobre como tratamos nosso corpo", acrescenta Josiah.

Descanso

O modo de vida adventista envolve uma dieta principalmente à base de vegetais, exercício regular e um compromisso com a celebração do sábado como o dia de descanso.

Um estudo de longo prazo que começou em 1976, envolvendo 34 mil membros da igreja, concluiu que seu estilo de vida acrescentava um número significativo de anos para a média de vida. Os pesquisadores identificaram "surpreendentes" efeitos protetores de uma dieta vegetariana.

"Quando olhamos apenas para a mortalidade, os adventistas parecem morrer das mesmas doenças, mas eles morrem muito mais velhos" diz Larry Beeson, professor de epidemiologia da Universidade de Loma Linda. Beeson participa de pesquisas sobre adventistas por mais de 50 anos.

Ele argumenta que a boa saúde não se deve apenas à dieta. Para ele, o que ocorre é uma mistura complexa de religiosidade, espiritualidade e compreensão de uma pessoa de sua crença em Deus, combinado com outros componentes do estilo de vida, como exercícios e apoio social.

Betty Streifling, por exemplo, tem 101 anos e ainda levanta pesos na academia de sua casa de repouso. Streifling vive em seu próprio apartamento, uma casa aconchegante, cheia de recordações familiares e móveis feitos por seu falecido marido. Ela frequenta uma aula de exercícios cinco dias por semana e faz um passeio matinal na rua.

Ela atribui sua longevidade a "viver uma vida pura, sem álcool, sem tabaco, ir para a cama cedo, louvando a Deus por sua bondade e pela bênção da vida".

Fast foods

É possível comprar um hambúrguer e batatas fritas em Loma Linda, mas no ano passado a prefeitura proibiu o funcionamento de novos "restaurantes de fast food com drive-through". O movimento foi pensado para "proteger a saúde pública, segurança e bem-estar" de seus moradores.

Existem mercados de agricultores e lojas de alimentos saudáveis fazendo sucesso com nozes e vegetais.

O estilo de vida de Loma Linda parece dar uma receita promissora para o bem-estar. Não é para todos, e a maioria dos adventistas reconhece que há diferentes graus de observância às diretrizes alimentares e sociais definidas pela igreja. 

Mas há pouca dúvida de que esta comunidade pode esperar viver muito mais tempo do que a maioria das outras pessoas.

Fonte: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2014/12/qual-o-segredo-da-cidade-onde-se-vive-dez-anos-mais-e-melhor.html 

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

População de Angola estimada em 24 milhões


Os resultados preliminares do Censo Populacional e de Habitação realizado no primeiro semestre do presente ano (2014) apontam para as seguintes projeções: população de Angola é de 24 milhões (62,3 vivendo em área urbana e 37,7 em área rural)


Distribuição da população angolana



População angolana em termos percentuais.



Relação homens Vs mulheres






Fonte: Instituto Nacional de Estatística

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Igreja Universal faz a réplica do Templo de Salomão

A Igreja Universal, funadada em 1977,  Inaugurou no passado dia   31 de Julho  a réplica do templo de Salomão, na cidade de São Paulo. O complexo tem quase 74 mil m² de área construída. Foram utilizados 28 mil m³ de concreto e quase 2 mil toneladas de aço. O prédio frontal tem 11 andares e mede 56 metros de altura. Já o prédio dos fundos tem cerca de 41 metros de altura.  A Igreja Universal importou 40 mil metros quadrados de pedras  de Hebron (em Israel), doze oliveiras do Uruguai, cadeiras da Espanha.

A capacidade é para 10 mil pessoas. A ideia é ser uma réplica do templo em Jerusalém que foi destruído duas vezes na Antiguidade. A primeira por Nabucodonosor, da Babilônia, em 586 a.C. (a obra era de autoria do próprio rei Salomão, filho de Davi). O altar traz a Arca da Aliança, descrita na Bíblia como o local em que o rei Davi guardou os Dez Mandamentos no primeiro Templo de Salomão, construído no século 11 a.C., em Jerusalém.

O bispo Edir Macedo mudou o figurino:  agora usa sobre os ombros uma espécie de manto curto branco com detalhes em azul claro, preso por uma corrente no pescoço; na cabeça um solidéu maior que o modelo usado pelos judeus, parecido com aquele que é utilizada por muçulmanos.



O Bispo Macedo, que cultiva agora uma barba de patriarca, mandou construir ali um túmulo especial, onde ele será enterrado. 

A imprensa acompanhou do lado de fora

Não começou bem a festa de inauguração do Templo de Salomão, 1) porque por seis minutos da igreja ficou às escuras e 2)  acontece em meio a denúncias sobre irregularidades na concessão do alvará de construção.
O Templo de Jerusalém de São Paulo, que custou cerca de 300 milhões de dólares (680 milhões de reais)

O Templo de Jerusálém (original)

Ruínas do verdadeiro Templo de Salomão




quarta-feira, 30 de julho de 2014

Movimento solidário do Capolo 2

No passado sábado 26 de Julho de 2014, quando circulava pelas ruas de Luanda deparei-me com um grupo de jovens do bairro Capolo 2 que, sem nenhuma motivação política ou religiosa, preocupados com a má conservação das estradas, mais especificamente buracos, areia invadindo as pistas, lixo etc organizaram o "movimento solidário" cujo objetivo, conforme o próprio nome sugere,  é ajudar aos mais necessitados, promover campanhas de limpezas e sensibilizar, principalmente os jovens, contra o uso de bebidas alcoólicas e narcóticos.

É uma iniciativa de louvar principalmente num país que perde a cada dia os princípios de solidariedade e amor ao próximo  o que resulta na superação do individualismo. A sociedade procura sempre associar os jovens aos movimentos contestatórios e desordem mas esse grupo mostra exatamente o contrário.

O Ministério da Juventude e Desportos deveria incentivar e apoiar iniciativas dessa natureza.





segunda-feira, 21 de julho de 2014

A "ratoeira" foi suavizada


Na semana passada chamamos atenção a má colocação de barreiras de concreto que causaram vários danos materiais e humanos.  Parece que nos ouviram. Ainda no fim de semana passado o cenário já era outro. As barreiras foram suavizadas o que impede uma colisão frontal, como vinha acontecendo. Parabéns.


http://www.cangue.blogspot.com/2014/07/ratoira-de-viaturas-no-jacinto-chipa-em.html 







segunda-feira, 14 de julho de 2014

Ratoira de viaturas no Jacinto Chipa, em Luanda Sul

Uma obra que não acaba nunca, mas está acabar com as viaturas de muitos angolanos.  Não é possível publicar a quantidade de fotos das viaturas que caíram na armadilha colocada a poucos metros do condomínio Ginga Cristina em Luanda Sul. Tudo começa com às obras de ampliação do corredor que liga Luanda-Sul a Calemba 2 que atualmente tem graves problemas de fluidez e segurança. 

No entanto, as obras foram paralizadas e no local foram colocadas (fora dos padrões)  as barreiras de concreto que em vez de reduzirem acidentes estão a exatamente a causá-los. Os principais motivos que podem ser apontados são: local sem nenhuma iluminação e se sem nenhuma sinalização somado à má condução de alguns cidadãos. 

Já que não sinalizam o local, deveriam organizar as barreiras de forma  a suavizar o estreitamento da pista para evitar mais prejuízos materiais e  humanos.










Esta abertura foi provocada pelos constantes acidentes





Problema resolvido
http://www.cangue.blogspot.com/2014/07/a-ratoeira-foi-suavizada.html

quarta-feira, 14 de maio de 2014

Lula em Angola - Quem tem fome não pode esperar.

"
Extratos:
O pobre não pode esperar. O pobre deve ser colocado como tarefa obrigatória, porque o pobre não milita no partido político, não está no sindicato. Hoje estou convencido de que a fome não leva o homem à revolução. A fome leva o homem à submissão. E o faminto não tem forças para brigar".

Atualmente, os governos quando discutem investimentos para empresas, é investimento; quando se discute dinheiro para qualquer setor, tudo isso é investimento, mas quando se trata de discutir coisas que envolvam o pobre, é gasto".

No Brasil, nós passamos a incluir a camada mais pobre no orçamento  geral do Estado para que o pobre não mais fosse problema, mas sim solução. Assim, o Brasil deixou de ser governado para apenas 35% da população.

terça-feira, 29 de abril de 2014

Produção e Potencialidades da Agricultura angolana





Província de Cabinda
Mandioca, amendoim, banana, tomate, batata-doce, milho, feijão, abacate, palmeira de dendém. Possui um potencial florestal significativo.
 
Província do Zaire
Amendoim, café, mandioca, banana, batata-doce, cajú, arroz, milho, feijão, abacate, abacaxi, manga, laranja. Potencial florestal significativo.


Província de Luanda
Mandioca, manga, goiaba, hortícola e batata-doce. Possui um número considerável de suínos e aves.


Província do Bengo
Café, mandioca, batata-doce, feijão, abacate, abacaxi e laranja. Possui potencial florestal significativo.

Província de Cuanza Norte
Mandioca, manga, feijão, arroz, amendoim, abacate e milho. Possui potencial florestal significativo, sem o devido aproveitamento. Tem mais de dez mil caprinos e 1.700 bovinos.

 Província do Uige
Café, mandioca, banana, abacate, abacaxi, amendoim, batata-doce, arroz, milho e feijão. Potencial florestal significativo. Tem mais de oito mil caprinos, cinco mil suínos e bovinos.´

Província de Malanje
Algodão, tabaco, cana-de-açúcar, soja, mandioca, amendoim, batata-doce, feijão, milho e arroz. Potencial florestal muito significativo, sem aproveitamento.
 
Lunda-Norte
Mandioca, feijão, milho e arroz. Possui potencial florestal muito significativo que não é aproveitado.

Lunda Sul
Mandioca, amendoim, arroz, milho, feijão, abacate, manga e abacaxi. Tem mais de 10 mil caprinos e 1700 bovinos. Potencial florestal significativo, sem aproveitamento.
 

Cuanza Sul
Mandioca, abacaxi, amendoim, abacate, manga, feijão e milho. Controla um bom número de caprinos, bovinos e suínos.

Cuando Cubango
Mandioca, milho, amendoim, feijão, arroz, massambala. Possui um potencial florestal muito significativo sem aproveitamento

Província da Huila
Batata, tomate, pera, pêssego, maçã, soja, trigo, limão, manga, feijão, goiaba, milho e massambala. Possui um número considerável de cabeças de bovinos e caprinos.

Província do Namibe
Vinhas, manga, banana, tomate, goiaba, maracujá, amendoim, batata-doce, feijão e milho. Tem mais de meio milhão de cabeças de gado bovino e 1,2 milhões de caprinos.

Província do Moxico
Amendoim, citrinos, girassol, massambala, arroz, milho e feijão. Tem potencial florestal muito significativo, sem aproveitamento.

Província do Cunene
Milho, massambala, massango, tomate e videiras, batata e citrinos. Tem mais de um milhão de bovinos.

Província do Bié
Mandioca, banana, tomate, abacate, soja, café, goiaba, maracujá, amendoim, batata, batata-doce, feijão, milho e arroz. Possui potencial florestal significativo. Tem um bom número de cabeças de bovinos e caprinos.

Província do Huambo
Soja, milho, feijão, batata-doce, massango, abacate, abacaxi, morango, girassol, ervilha e cevada. Tem mais de meio milhão de cabeças de gado, além de caprinos. Potencial florestal significativo.

Fonte: Jornal de Angola (30/04/09)

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

As 100 melhores Universidades Africanas em 2013


Saiu a lista das 100 melhores Universidades Africanas de 2013
1  Universidade da África do Sul, África do Sul  
2   Universidade de Cape Town, África do Sul  
3   Universiteit Stellenbosch, África do Sul  
4   Universidade de Dar es Salaam, Tanzânia  
5   Universidade de KwaZulu-Natal, África do Sul  
6   Universidade de Pretória, África do Sul  
7   Universidade do Cairo, Egito  
8   Universidade de Witwatersrand, África do Sul  
9   Universidade do Cabo Ocidental, África do Sul  
10   Obafemi Awolowo University, Nigéria  
11   Makerere University, Uganda  
12   Universidade de Botswana, Botswana  
13   Mansoura University, Egito  
14   Rhodes University, África do Sul  
15   Alexandria University, Egito  
16   A Universidade Americana no Cairo, Egito  
17   Zagazig Universidade, Egito  
18   Universidade de Joanesburgo, África do Sul  
19   Assiut University, Egito  
20   Universidade de Nairobi, Quênia  
21   Université Cheikh Anta Diop, Senegal  
22   Universidade da Zambia, Zambia  
23   North-West University, África do Sul  
24   Universidade de Lagos, Nigéria  
25   Tanta University, Egito  
26   Universidade de Gana, Gana  
27   Université de Ouagadougou, Burkina Faso  
28   Université Mohammed V - Agdal, Marrocos  
29   Nelson Mandela Metropolitan University, África do Sul  
30   Cape Peninsula University of Technology, África do Sul  
31   Université d'Antananarivo, Madagáscar  
32   Ain Shams University, Egito  
33   Universidade de Ibadan, Nigéria  
34   Kenyatta University, Quénia  
35   Universidade da Namíbia, Namíbia  
36   Universiteit van morrem Vrystaat, África do Sul  
37   Universidade da Nigéria, Nigéria  
38   A Universidade alemã no Cairo, Egito  
39   Universidade de Limpopo, África do Sul  
40   Université de la Reunion, Reunião  
41   Universidade de Khartoum, Sudão  
42   Benha University, Egito  
43   Universidade Eduardo Mondlane, Moçambique  
44   Helwan University, Egito  
45   École Nationale d'Architecture, Marrocos  
46   Universidade de Fort Hare, África do Sul  
47   Université Nationale du Rwanda, Ruanda  
48   Al Akhawayn University, Marrocos  
49   Université Catholique de l'Afrique de l'Ouest, Benin  
50   Tshwane University of Technology, África do Sul  
51   Jomo Kenyatta Universidade de Agricultura e Tecnologia, Quênia  
52   Minia University, Egito  
53   Addis Ababa University, Etiópia  
54   Fayoum University, Egito  
55   Moi University, Quênia  
56   Universidade de Ilorin, Nigéria  
57   06 de outubro University Egito  
58   South Valley University, Egito  
59   Sokoine University of Agriculture, Tanzânia  
60   Université Mouloud Maameri de Tizi Ouzou, Argélia  
61   Université Mohammed V - Souissi, Marrocos  
62   Al-Azhar University, Egito  
63   Kwame Nkrumah Universidade de Ciência e Tecnologia, Gana  
64   Misurata University, Líbia  
65   Minoufiya University, Egito  
66   Université d'Oran, Argélia  
67   Université Hassan II Mohammedia - Casablanca, Marrocos  
68   Politécnico da Namíbia, Namíbia  
69   Université d'Alger, Argélia  
70   Universidade do Zimbábue, Zimbábue  
71   Universidade de Cape Coast, Gana  
72   A Universidade britânica no Egipto, Egito  
73   Université de Tunis El Manar, Tunísia  
74   Universidade da Zululândia, África do Sul  
75   Universidade de Agricultura, Abeokuta Nigéria  
76   Universidade de Malawi, Malawi  
77   Université Cadi Ayyad, Marrocos  
78   Université Mentouri de Constantine, Argélia  
79   Suez Canal University, Egito  
80   Université de Yaoundé I, Camarões  
81   Egerton University Quênia  
82   Universidade da Suazilândia, Suazilândia  
83   Kafr el-Sheikh University Egito  
84   Université Ibn Tofail, Marrocos  
85   Université de la Manouba Tunísia  
86   Université Hassan II - Casablanca, Marrocos  
87   Pacto University, Nigéria  
88   Universidade de Benin, Nigéria  
89   École Nationale Supérieure en Informatique, Argélia  
90   Université des Sciences et de la Technologie Houari Boumediene, Argélia  
91   Durban University of Technology, África do Sul  
92   Strathmore University, Quênia  
93   Ahmadu Bello University Nigéria  
94   Université Ibnou Zohr, Marrocos  
95   Universidade de Cabo Verde, Cabo Verde  
96   Sudão Universidade de Ciência e Tecnologia, Sudão  
97   University of Mauritius, Maurício  
98   Muhimbili Universidade de Saúde e Ciências Afins, Tanzânia  
99   Gulu University, Uganda  
100   Vaal University of Technology, África do Sul