segunda-feira, 26 de julho de 2010

Igreja Adventista de Angola abre Universidade em 2011

O responsável da Igreja Adventista do Sétimo em Angola, Teodoro Elias, garantiu à reporter Sónia Cassule do Semanário Económico (Luanda 17 de Julho de 2010) que a denominação que dirige abrirá no próximo ano letivo a "Universidade Adventista de Angola" na província do Huambo. As condições para tal já foram reunidas, segundo aquele dirigente.

O investimento para a primeira fase é estimado em um milhão de dólares, proveniente, essencialmente, da contribuição de seus fiéis..

A Instituição espera a matrícula de 800 estudantes na primeira fase para os cursos de Contabilidade, Teologia, Nutrição, Deontologia e Informática.

A referida Universidade está em fase de legalizção faltando apenas o alvará de funcionamento.

A Instituição possui convênio com Universidades do México e Estados Unidos.


Na segunda fase, será construído o segundo campus no Bongo, (há 60 km do Huambo) que deverá contar com investimentos de cerca de 100 milhões de dólares. A capacidade esperada é para 5000 estudantes em cursos de Engenharia, Computação, Agronomia e Medicina.

A instituição já recrutou 32 professores nacionais e conta também com a colaboração de outros professores de outras nacionalidades.

Nota: Seria interessante se Angola adotasse o sistema brasileiro. Transformar escolas técnicas em Faculdades Isoladas, depois em Centros Universitários e, finalmente, Universidade.
É uma fórmula que deu certo.

terça-feira, 20 de julho de 2010

Cavaco e Silva está a exagerar nos elogios


O presidente português Cavaco e Silva efetua uma visita oficial a Angola (de 19 a 23 de Julho de 2010) na companhia de uma gingatesca delegação composta de empresários. Entre os locais a ser visitados destacam-se Benguela, Huila, Assembléia Nacional e a Feira Internacional de Luanda. Termina a visita participando da Cimeira da CPLP.

Já foram vários discursos proferidos. Uma coisa chama atenção são os exagerados elogios que Cavaco e Silva vem proferindo, que mais têm sabor de bajulação. Diz o velho ditado: "quando o milagre é demasiado o santo desconfia". Via de regra, não faz parte da cultura europeia elogiar divinamente políticas nem líderes africanos.

É verdade que hegemonia portuguesa está a ser ameaçada principalmente por China. No entanto, Angola e Portugal possuem laços de amizade (e inimizade) que remontam de tempos imemoráveis.

Assim, cabe ao presidente português o histórico papel de elogiar e também criticar sem nenhum prejuízo para empresas portuguesas. O cavaco tem "que endurecer pero sin perder la ternura jamás".

quarta-feira, 7 de julho de 2010

A crise econômica afetou atmbém os blogs angolanistas

No livro de Eclesiaste, no capítulo 3, afirma que "há tempo para todo propósito debaixo do céu. (...) tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar; etc. ".

Os blogs angolanistas, quando analisados friamente,de uma forma geral e com raríssimas exceções, podem ser enquadrados, perfeitamente, nesse pensamento. No passado recente, os "blogs que falam sobre Angola" eram poucos, mas barulhentos; eram combativos. No entanto, atualmente parece que foram também afetados pela recente crise econômica.

A continuar assim, não causará espanto se alguns blogs vierem a ser "comprados" por poderosos grupos econômicos.

Um amigo que possui blog que se ocupa em comentar fatos políticos confidenciou-me de que depois das eleições legislativas, depois da não realização das presidenciais em 2009 e entrada em vigor de nova constituição "atípica" com a manutenção dos "símbolos nacionais" agora só resta comentar atividades da JMPLA e da OMA. Isso a TPA já o faz muito bem. Por que, então, promover concorrência com a nossa TV pública?

Um outro blogueiro começou a reunir diversas receitas de bolos e pratos interessantes para passar a publicá-las em seu blog. Meu medo é de que nossos blogs repitam o desempenho das seleções africanas na copa do mundo de Futebol da África do Sul de 2010 que, com exceção do Gana, não passaram para fase seguinte.