segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Igreja Universal faz a réplica do Templo de Salomão

A Igreja Universal, funadada em 1977,  Inaugurou no passado dia   31 de Julho  a réplica do templo de Salomão, na cidade de São Paulo. O complexo tem quase 74 mil m² de área construída. Foram utilizados 28 mil m³ de concreto e quase 2 mil toneladas de aço. O prédio frontal tem 11 andares e mede 56 metros de altura. Já o prédio dos fundos tem cerca de 41 metros de altura.  A Igreja Universal importou 40 mil metros quadrados de pedras  de Hebron (em Israel), doze oliveiras do Uruguai, cadeiras da Espanha.

A capacidade é para 10 mil pessoas. A ideia é ser uma réplica do templo em Jerusalém que foi destruído duas vezes na Antiguidade. A primeira por Nabucodonosor, da Babilônia, em 586 a.C. (a obra era de autoria do próprio rei Salomão, filho de Davi). O altar traz a Arca da Aliança, descrita na Bíblia como o local em que o rei Davi guardou os Dez Mandamentos no primeiro Templo de Salomão, construído no século 11 a.C., em Jerusalém.

O bispo Edir Macedo mudou o figurino:  agora usa sobre os ombros uma espécie de manto curto branco com detalhes em azul claro, preso por uma corrente no pescoço; na cabeça um solidéu maior que o modelo usado pelos judeus, parecido com aquele que é utilizada por muçulmanos.



O Bispo Macedo, que cultiva agora uma barba de patriarca, mandou construir ali um túmulo especial, onde ele será enterrado. 

A imprensa acompanhou do lado de fora

Não começou bem a festa de inauguração do Templo de Salomão, 1) porque por seis minutos da igreja ficou às escuras e 2)  acontece em meio a denúncias sobre irregularidades na concessão do alvará de construção.
O Templo de Jerusalém de São Paulo, que custou cerca de 300 milhões de dólares (680 milhões de reais)

O Templo de Jerusálém (original)

Ruínas do verdadeiro Templo de Salomão